Extensão divulga resultado de programa de fomento

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) divulgou na última sexta-feira, 25, o resultado do edital nº 07/2016, que concede bolsas acadêmicas para programas e projetos de extensão nas modalidades Pbext e Pbext Ação Afirmativa, para o ano de 2017.

Foram submetidas à Câmara de Extensão 311 propostas, com solicitação de 2.033 bolsas, demanda superior à apresentada nos últimos dois anos – cerca de 1,6 mil bolsas (290 propostas) em 2014, e por volta de 1,9 mil (312 propostas) em 2015.

Neste ano, foram contempladas em torno de 65% das propostas apresentadas, abrangendo as oito áreas temáticas da extensão universitária. Realizado pela Câmara de Extensão, o julgamento contemplou projetos e programas já consolidados e também novas propostas.

Segundo a pró-reitora de Extensão, professora Benigna Maria de Oliveira, o aumento da demanda por bolsas pode ser interpretado de duas formas.

“Em um cenário de crise, de restrição orçamentária, já era esperado que registrássemos aumento das solicitações de bolsas. Também podemos avaliar esses números de maneira positiva, mostrando o interesse da comunidade acadêmica no desenvolvimento de programas e projetos de extensão com participação efetiva de discentes da graduação”, avalia.

O prazo para interposição de recurso vai de 26 de novembro a 5 de dezembro, e o resultado final será divulgado em 16 de dezembro. Outras informações na Diretoria de Fomento à Extensão pelo telefone (31) 3409-4637.

Confira aqui a listagem com os selecionados.

Fomento à extensão
A UFMG oferece outras possibilidades de editais de fomento à extensão universitária. Desde 2014, a Proex tem lançado outros editais em parceria com as pró-reitorias de Pesquisa e de Graduação, com o objetivo de fortalecer o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A terceira edição do edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Interface com a Extensão, que tem o objetivo de propiciar aos estudantes de graduação a oportunidade de participar de atividades de pesquisa e extensão no âmbito da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG, já foi lançada em 21 de novembro de 2016, com previsão de implantação das bolsas em março de 2017.

Em 2017, será publicado também o edital de fomento a programas e projetos de Formação em Extensão Universitária. Lançado pela Proex, juntamente com a Prograd, esse edital tem o objetivo de estimular a elaboração de projetos que ampliem a inserção da formação em extensão universitária nos currículos de graduação.

Além de bolsas para estudantes de graduação, nesse edital os proponentes puderam pleitear verba de custeio para apoio a atividades relacionadas ao módulo de formação em extensão, destaca a professora Benigna de Oliveira.

Segundo informou o pró-reitor de Graduação, professor Ricardo Takahashi, o edital vai sair novamente em 2017, e “a expectativa é ampliar os recursos para oportunizar a inserção de mais discentes nas atividades de extensão”.

Os pró-reitores acrescentaram ainda que já há relatos preliminares de que bons resultados foram obtidos, mas irão aguardar os relatórios dos colegiados de graduação para quantificação mais expressiva.

Neste ano também foi publicada uma chamada interna para programas e projetos articulados ao Programa Participa UFMG Mariana – Rio Doce na qual foram concedidas bolsas de extensão para estudantes de graduação.

E segundo a pró-reitora de Extensão, “em 2017, será avaliada a possibilidade de editais ou chamadas como esta, que contemplem temáticas especiais ou que requeiram ações imediatas”.

(Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão)