Hospital das Clínicas da UFMG realiza mutirão de combate ao Câncer de Pele neste sábado

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai oferecer consultas gratuitas para detecção do câncer de pele no próximo dia 26 de novembro de 2016, das 9h às 15h. A ação faz parte do Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em todo o Brasil.

O mutirão de consultas gratuitas será realizado em 105 postos de atendimento, em 21 estados brasileiros. Em Minas Gerais, a ação é de responsabilidade da Regional Minas da SBD e acontecerá em oito postos de atendimento de seis cidades do estado, incluindo o HC-UFMG. O Dia C representa o início da Campanha Dezembro Laranja, que também tem o objetivo de alertar a população para a prevenção do Câncer da Pele.

Além de exames gratuitos e consultas preventivas para análise e diagnóstico da doença, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele. Para participar, o interessando deve comparecer a um dos postos de atendimento que fazem parte da mobilização.

Os postos de atendimento de Minas Gerais são: Hospital das Clínicas da UFMG e Santa Casa, em Belo Horizonte; Hospital Universitário da UFJF e Hospital Universitário e Maternidade “Therezinha de Jesus” da Faculdade Suprema, em Juiz de Fora; Núcleo de Atenção à Saúde e de Práticas Profissionalizantes, em Montes Claros; Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho, em Alfenas; Hospital Imaculada Conceição, em Curvelo; e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba.

Dezembro Laranja
Dezembro Laranja é uma campanha nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Este ano, a SBD começou a Campanha meses antes, em setembro, com o movimento “O corpo fala – cuide da sua pele” para chamar a atenção sobre as causas menos graves de exposição desprotegida aos raios solares. O hotsite www.controleosol.com.br faz parte do #dezembrolaranja e conta com informações sobre a campanha, formas de adesão, calculadora de risco de câncer da pele e dicas de medidas fotoprotetoras.
(Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)