Calendário

Hospital das Clínicas da UFMG cria o Serviço de Geriatria

Foi aprovada pelo Conselho Diretor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) a criação do Serviço de Geriatria e Gerontologia do HC-UFMG, que será vinculado ao Núcleo de Geriatria e Gerontologia (NUGG). Isso significa mais autonomia para a especialidade, que realiza, em média, três mil atendimentos por mês, na instituição.

Antes, todos os procedimentos que envolviam a área de Geriatria no hospital eram subordinados ao Serviço de Clínica Médica. De acordo com a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria Aparecida Bicalho, também geriatra e vice-coordenadora do Ambulatório de Geriatria e Gerontologia do HC-UFMG, a criação do Serviço de Geriatria representa crescimento. “Isso significa que teremos mais autonomia, mais responsabilidade e recursos próprios para administrar”, afirma.

Com a mudança, a Geriatria ganha um assento próprio nas reuniões do Conselho Diretor, estreitando o contato com a direção e as outras unidades do hospital. Será mais fácil, por exemplo, reivindicar melhorias. Agora, o contato é direto, pois antes estávamos subordinados à Clínica Médica. A tomada de decisão ficará muito melhor”, garante.

Atualmente, a maioria dos atendimentos é ambulatorial. Eles são realizados no 1º andar, do Instituto Jenny Faria de Andrade. A equipe é composta por médicos, equipe multiprofissional, professores, preceptores, residentes médicos e multiprofissionais.

NUGG completa 20 anos
“O envelhecimento é a principal conquista do nosso século. Em breve, haverá mais idosos do que crianças no mundo. O Brasil ocupa lugar de destaque neste novo cenário mundial e, portanto, deve se preparar para oferecer aos idosos, não só uma vida mais longa, mas também melhor e mais saudável”, ressalta o coordenador do Núcleo de Geriatria e Gerontologia (NUGG) do HC-UFMG, Edgar Nunes de Moraes. O programa de extensão, que integra assistência – agora de forma autônoma com a criação do Serviço de Geriatria e Gerontologia -, pesquisa e ensino, completa 20 anos de atuação, sendo referência no atendimento a idosos frágeis pelo Sistema Único de Saúde, no país.

Em 2003, todo o trabalho desenvolvido, particularmente na área assistencial, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde com o credenciamento do Ambulatório de Geriatria como o primeiro Centro de Referência em Atenção ao Idoso do Estado. Em 2010, por meio de doação feita por Aloysio de Andrade Faria, ex-aluno da Faculdade de Medicina da UFMG, foi inaugurado o Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde da Mulher e do Idoso, considerado um dos maiores Centros Geriátricos-Gerontológicos do Brasil, além de ser uma das principais instituições formadoras de recursos humanos na área de envelhecimento.

A formação de recursos humanos é outro compromisso fundamental do NUGG. Em 2002 e 2003, foram criados, respectivamente, o curso de Treinamento Profissional em Geriatria e a Residência de Geriatria do HC-UFMG, responsáveis por mais de 40% dos especialistas na área de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais.

Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG