Em visita à Reitoria, embaixador da Bélgica se compromete a ampliar apoio ao ensino de francês na UFMG

REITOR1O reitor Jaime Ramírez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida receberam, na manhã desta quinta, 10, delegação diplomática belga, liderada pelo embaixador Dirk Loncke. Recém-chegado ao Brasil, Loncke veio conhecer a UFMG e falar sobre ações conjuntas, especialmente a participação da Bélgica no programa Idiomas sem Fronteiras/Francês. O governo belga viabiliza o trabalho da professora Elodie Meunier, que leciona para alunos, servidores e professores interessados em programas de mobilidade internacional.

“Os dois lados estão contentes com o andamento da parceria. Pretendemos ampliar nossa colaboração nesse projeto e estender o esforço conjunto para outras ações”, disse Dirk Loncke. A ideia é que o governo da Bélgica envie mais leitores (professores especialmente contratados), em breve.

Jaime Ramírez enfatizou as perspectivas de ampliação de convênios com universidades belgas – hoje há parcerias estabelecidas com instituições de Antuérpia e Liège – e a possibilidade de acordos para pesquisas. “Há grande possibilidade de que o governo belga inicie parceria com a a Fapemig, e certamente haverá participação da UFMG”, comentou o reitor.

A UFMG foi a primeira universidade a se beneficiar de acordo entre o MEC e a Wallonie Bruxelles International (WBI), agência de relações internacionais da região da Valônia. Desde março deste ano, a leitora belga Elodie Meunier dá aulas no programa nacional do Idiomas Sem Fronteiras. Ela tem os salários pagos pelo governo de seu país, e a UFMG se responsabiliza pela moradia. Elodie veio para temporada de um ano, mas o contrato será renovado por mais um ano.

Desde a chegada da leitora, a UFMG já ofereceu sete cursos de Francês com Objetivos Universitários, que beneficiaram 93 alunos. O objetivo de aperfeiçoar a proficiência na língua francesa e mostrar aspectos da vida universitária para o futuro estudante de uma universidade francófona.

O encontro teve a participação também do cônsul geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Jean-Paul Charlier, do cônsul honorário em Minas Gerais, Henrique Rabelo, da assessora da embaixada da Bélgica Pauline Billiouw, do diretor de Relações Internacionais da UFMG, Fábio Alves, e dos professores da Faculdade de Letras Rui Roth-Neves, vice-diretor, Deise Dutra, coordenadora do Núcleo de Línguas do Programa Idioma sem Fronteiras na UFMG e assessora da DRI para Proficiência Linguística, e Cristina Bustamante, coordenadora do Idioma sem Fronteiras/Francês.

Embaixa Belgique grupoDa esquerda para a direita, Rui Roth-Neves, Dirk Loncke, Jaime Ramírez, Jean-Paul Charlier, Henrique Rabelo, Sandra Almeida, Deise Dutra, Cristina Bustamante, Elodie Meunier, Pauline Billiouw e Fábio Alves. Foto:Fábio Alves /UFMG

(Com Centro de Comunicação da UFMG)