Calendário

Workshop Interinstitucional é marcado por lançamento do site do projeto Empodera

empoderaNesta segunda-feira, 17 de outubro, o projeto EMPODERA realizou, durante o II Workshop Interinstitucional Empodera, o lançamento do site que visa compartilhar com a comunidade acadêmica e científica as conquistas da equipe, divulgando as publicações recentes, os instrumentos e questionários utilizados nas pesquisas (traduzidos/construídos e validados), as teses e dissertações defendidas, bem como o contato dos pesquisadores líderes.

O objetivo do workshop, coordenado pela professora Heloísa de Carvalho Torres, foi discutir os avanços do projeto em vigor, EMPODERA: Protótipo conceitual e metodológico para avaliação de intervenções orientadas ao autocuidado em diabetes, uma parceria interdisciplinar entre os profissionais da Faculdade de Letras e Estatística Aplicada da UFMG, Ciências da Computação da PUC –PR e da Escola de Enfermagem da UFMG por meio do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Educação e Avaliação em Saúde (NUGEAS).

O professor Emerson Paraíso (PUC- PR) ministrou uma conferência sobre A Computação Móvel no Acompanhamento de adolescentes com diabetes Mellitus tipo 1: Realidade e Perspectivas. Além disso, as doutorandas Fernanda Chaves e Sônia Pereira articularam seus projetos de pesquisa sobre o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis para promoção do autocuidado de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 e doença falciforme, respectivamente. A professora convidada Márcia Stengel, da PUC-MG, enriqueceu as discussões sobre o uso de tecnologias digitais em saúde no âmbito da juventude.

“Pautado no intercâmbio institucional, o workshop se atentou em discutir a metodologia para desenvolvimento de aplicativos e a aplicabilidade de recursos tecnológicos na prática dos profissionais da área da Saúde, visando o empoderamento do pesquisador, do profissional e do usuário do Serviço de Saúde, com consequente melhora do autocuidado”, comentou a professora Heloísa.