Dia Mundial do Meio Ambiente terá palestras no HC-UFMG/Ebserh

meio ambienteNo dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente - ações de conscientização chamam a atenção, todos os anos, para os problemas ambientais no mundo e a importância da preservação dos recursos naturais. Em alusão à data, o Hospital das Clínicas da UFMG, um dos 41 hospitais universitários federais integrantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), irá promover, em parceria com a Unidade de Gestão de Resíduos da Escola de Enfermagem da UFMG, um dia inteiro de discussões sobre a temática.

Na programação, temas como poluição plástica e seus impactos no meio ambiente, reciclagem e o comportamento humano e suas relações com o desenvolvimento das doenças. Além de palestras, um mural com informações sobre poluição plástica será montado e haverá ainda uma feira de artesanato e exposição de artesanato com materiais recicláveis feito pelas crianças e mães da pediatria, no hall de entrada do prédio principal.

Segundo a chefe da Unidade de Hospitalidade do HC-UFMG/Ebserh, Graycielle Kivian Silva, “o HC-UFMG preza, em seus valores institucionais, pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental, por isso espaços como esses contribuem para que nós, profissionais, possamos repensar nossos processos de trabalho, buscando soluções sustentáveis e sustentadas para a instituição e para o meio ambiente”.

Boas práticas
O evento contará ainda com a apresentação de boas práticas de sustentabilidade no HC-UFMG e no Campus Saúde da UFMG. “Outro objetivo, além da problemática da poluição plástica no meio ambiente, é discutir como os processos de trabalho internos contribuem ou não para essa conjuntura por meio da apresentação de experiências e boas práticas de sustentabilidade já implementadas na instituição”, revelou.

A data
O dia 5 de junho foi definido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Mundial do Meio Ambiente e, desde então, a cada ano, um novo tema é escolhido para que governos, empresas e cidadãos promovam manifestos e proponham medidas de preservação do meio ambiente. Em 2023, o tema é “Soluções para a poluição plástica”.