Calendário

Setembro 2023
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
22
25
26
27
28
29
30

Inscrições abertas para simpósio sobre educação popular em saúde e dinâmicas no território urbano

No dia 31 de maio, será realizado, às 18h, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG, o I Simpósio de Educação Popular em Saúde e Dinâmicas no Território Urbano. A atividade é coordenada pelo professor José Renato Gatto Junior, do Departamento de Enfermagem Aplicada, e desenvolvida por uma comissão constituída por alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Podem participar a comunidade acadêmica, profissionais e população geral. A inscrição é gratuita e pode ser realizada neste link.

SEMINARIO 31 5 2 O professor José Renato explica que o objetivo do evento é promover a reflexão crítica sobre as dinâmicas e estratégias para a realização da educação popular em saúde em territórios de configurações distintas. “O território é um espaço complexo, tendo as dimensões socioculturais, políticas e econômicas como fatores que afetam diretamente e indiretamente a saúde e bem-estar das populações. O simpósio tem em sua estruturação a presença de convidados com experiência na temática central, que irão apresentar projetos desenvolvidos nos territórios urbanos e participar de uma roda de conversa, proporcionando um momento de diálogo e intercâmbio de experiências e saberes entre pesquisadores, docentes, discentes, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil.

A programação do evento conta com cinco atividades: uma roda de conversa temática com os convidados e participantes; reflexão sobre a importância da educação popular em saúde em diferentes territórios e seu impacto, acompanhada da troca de conhecimento entre as diversas áreas da saúde; além de ouvir a vivência das lideranças de comunidades locais sobre a temática, como uma oportunidade de estabelecer redes de conexão entre diferentes atores sociais relacionados à saúde; e por fim, exibir o documentário produzido em 2022 no CEVAE Coqueiros, como forma de retorno à comunidade sobre as ações de educação popular em saúde feitas no projeto de extensão “Educação Popular em Saúde e Promoção da Saúde no Bairro Coqueiros/BH”.

Ainda de acordo com o professor, o evento também propõe a articulação com as comunidades locais, para ampliar o debate sobre a educação popular em saúde e suas potencialidades para a promoção da saúde, visando estimular a construção de conhecimento crítico e consciente sobre a saúde no contexto urbano. “Este evento é uma oportunidade relevante para a formação de redes de colaboração entre diferentes atores sociais envolvidos no campo da saúde coletiva”, enfatizou.