Calendário

XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar recebe inscrições

CONGRESSO ADRIANA2Entre os dias 9 e 12 de novembro de 2016, Belo Horizonte vai sediar o XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e o 1º Simpósio Internacional da Associação Panamericana de Infectologia em Infecções Associadas à Atenção à Saúde. O evento será realizado no Minascentro e contará com diversos palestrantes nacionais e internacionais, favorecendo o intercâmbio de experiências entre os participantes. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.controledeinfeccao2016.com.br/

De acordo com a professora Adriana Oliveira, coordenadora da Comissão Cientifica do Evento e diretora científica da Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções (AMECI), trata-se do evento mais importante no contexto nacional na área de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas ao Cuidar em Saúde. “Nessa edição propomos como tema central a Segurança do paciente: o que foi tendência, o que de fato mudou na prática e no comportamento dos profissionais de saúde e as novas perspectivas, sobretudo por ser a infecção relacionada ao cuidar em saúde, um dos mais importantes eventos adversos e que podem ser preveníveis em sua grande maioria”, enfatizou.

Adriana Oliveira destacou, ainda, que como Minas Gerais esta sediando, o evento será diferenciado, começando pela homenagem aos precursores nacionais na área do controle de infecção. “Pelo nosso Estado, homenagearemos a nossa saudosa professora Silma Pinheiro pelo seu destaque e relevância, bem como o médico Carlos Starling, também de Minas, e outros nomes que se destacaram no contexto nacional. As salas das conferências receberão os nomes dessas pessoas”, detalhou.

Ainda de acordo com a professora, alguns aspectos serão inovadores nessa edição do congresso, como a proposição de um ambiente real de simulação, com especialista no tema, como por exemplo o Didier Pittet da OMS Suiça. “O evento também contará com uma ampla área de expositores com laboratórios trazendo as grande inovações tecnológicas para serem apresentadas aos participantes em uma área em que aulas e simpósios também ocorrerão de forma paralela a programação do congresso. Enfim, teremos inúmeras novidades que remetem a participação dos apresentadores de trabalhos orais, pôsteres e todos os tipos de troca de experiências”, enfatizou.

Para o presidente do Congresso, o enfermeiro Guilherme Augusto Armond, a comissão científica assumiu o desafio de elaborar um programa de excelência e abrangente nas diversas áreas da epidemiologia, prevenção e controle das infecções, oferecendo uma intensa atividade científica com foco no avanço científico e nas práticas baseadas em evidencias, o que consideram plenamente alcançado pela grande procura tanto para a programação cientifica do evento, quanto para a oportunidade de atualização nos 12 cursos pré-congressos que estão sendo oferecidos nas mais diferenciadas áreas e distintas categorias que atuam buscando promover a segurança do paciente.

O evento é promovido pela Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções (AMECI) e Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH).