Calendário

Maio 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

MonitoraCovidUFMG e Telecovid-19 encerram atividades

monitora covid terminoO MonitoraCovidUFMG e o Telecovid-19 encerram hoje, 28, as suas atividades. Inaugurado em dezembro de 2020, o sistema MonitoraCovidUFMG surgiu com o objetivo de possibilitar a identificação precoce de casos suspeitos ou confirmados de covid-19, de forma a evitar a circulação das pessoas nos espaços da UFMG, rastrear seus contatos e encaminhar os casos, quando necessário, ao Telecovid-19, sistema do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG. No Telecovid-19, as pessoas da comunidade acadêmica eram atendidas, via telefone, por enfermeiros e médicos do HC, que prescreviam medicações, emitiam atestados e acompanhavam o estado de saúde dos pacientes.

Desde dezembro de 2020, quando o MonitoraCovidUFMG foi ao ar, foram mais de 108 mil acessos ao sistema, que geraram 11.645 atendimentos pelo Telecovid-19 e 4.806 casos confirmados com testes feitos na Universidade. A professora Cristina Alvim, vice-diretora da Faculdade de Medicina e coordenadora do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus, explica que o encerramento das atividades do site e do teleatendimento justifica-se pelo momento atual da pandemia, com redução constante do número de casos e bons índices de cobertura vacinal.

"O Monitora e o Telecovid-19 foram essenciais em um momento em que o Sistema Único de Saúde (SUS) estava sobrecarregado e não tinha capacidade para atender a todos os doentes. Por meio dos dois sistemas, a UFMG trabalhou de forma articulada com o SUS, ajudando a desafogar a assistência", diz.

No caso do MonitoraCovidUFMG, Cristina Alvim explica que o sistema sofreu mudanças ao longo dos dois anos de atuação para acompanhar a evolução da pandemia. "No início, quando ainda se sabia pouco sobre a covid-19, ele funcionou como rastreador de casos, indicando às pessoas quando elas deveriam se isolar e o que deveriam fazer para se proteger. Em 2021, quando já havia vacinas disponíveis, ele nos ajudou a acompanhar a adesão da comunidade acadêmica ao esquema vacinal, subsidiando orientações do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da Universidade em relação ao retorno das atividades presenciais."

Acolhimento em meio à incerteza
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), em parceria com o Hospital das Clínicas, a Faculdade de Farmácia e a rede de laboratórios da UFMG de testagem da doença, o MonitoraCovidUFMG envolveu diversas áreas e setores da instituição. Segundo Cristina Alvim, a parceria entre os setores foi essencial para acolher a comunidade universitária em um momento de muitas incertezas e angústias.

"No início da pandemia, a possibilidade de contrair covid-19 era algo assustador, as pessoas tinham medo de morrer e de perder entes queridos. O Monitora e o Telecovid-19 acolhiam as pessoas de forma remota, não era necessário enfrentar filas ou sair de casa para conversar com um médico e receber orientações de qualidade de profissionais atenciosos. A ação gerou segurança, conforto e acolhimento em um momento muito difícil", diz a professora e vice-diretora da Faculdade de Medicina.

Recomendações continuam valendo
Apesar do encerramento das atividades do MonitoraCovidUFMG e do Telecovid-19, os cuidados para evitar a contaminação pela covid-19 continuam. Além de orientar que todos mantenham o esquema vacinal atualizado, o Comitê da UFMG reitera a indicação de cuidados da última atualização do documento, publicada em 17 de novembro do ano passado.

Em caso de teste positivo para a covid-19, os integrantes da comunidade acadêmica devem manter o isolamento domiciliar até o sétimo dia completo do início dos sintomas, podendo retornar às atividades caso estejam sem febre e sem usar medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas. Além disso, deve ser mantido o uso de máscara até o 10º dia completo do início dos sintomas.

As recomendações para pessoas com sintomas que não realizaram o teste ou assintomáticas que tiveram contato com pessoas com covid-19 estão na página 10 do documento.

Integrantes da comunidade acadêmica com suspeita de covid-19 podem agendar o teste RT-PCR ou o teste rápido pelo website da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A prefeitura conta com dois locais de testagem: a Faculdade de Farmácia da UFMG, no campus Pampulha, e a Faminas-BH, na Avenida Cristiano Machado, 12001, Vila Clóris. Os testes são gratuitos, e o resultado é disponibilizado em 20 minutos.
(Centro de Comunicação da UFMG)