Workshop sobre fundamentos da simulação realística tem inscrições abertas para professores de Enfermagem

Card Workshop 2 No dia 3 de março, será realizado o workshop “Fundamentos da Simulação Realística” , promovido pela equipe do Laboratório de Práticas de Enfermagem da Escola da Enfermagem da UFMG. Coordenado pelas professoras Carla Alcoforado e Flavia Falci Ercole, tem como objetivo capacitar os professores para atuar com a metodologia ativa de simulação realística, que possibilitará aprendizagem e noções para treinamentos teóricos e práticos em ambientes seguros. A atividade contará com palestras do enfermeiro, instrutor AHA e gerente regional Sudeste da Laerdal, Paulo Sampaio; e da docente do Departamento de Enfermagem Básica, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro.

A programação inclui atividades de 8h às 12h e de 13h às 15h, no auditório Laís Netto da EEUFMG. Os conteúdos abordados serão: História da Simulação; Teorias de aprendizagem; O que é competência; Simulação como metodologia ativa; Ciclo do aprendizado em simulação; Construção de guias de habilidades; Treinamentos de competências; Checklists e Feedback; Construção de Guias de Habilidades; Uso de pares e atores; Tipos de avaliação; Simulação e segurança do paciente; Pré-Briefing, Briefing, Cenário, Debriefing; Construção de Cenário; Métodos de Avaliação; Facilitação; Métodos de condução de Debriefing. Além, de relatos de Experiência na Simulação Realística enquanto Metodologia Ativa.

O workshop disponibiliza 15 vagas gratuitas para docentes do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG e de faculdades particulares. As inscrições podem ser realizadas até 2 de março, por meio do e-mail: carla.alcoforado72@gmail.com.