Calendário

Junho 2023
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Nutricionistas e professoras lançam e-book sobre preparações culinárias saudáveis sem açúcar

E bookNutricionistas, professoras e pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição (GIN) do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG lançaram o e-book “Preparações Culinárias Saudáveis sem Açúcar”, em parceria com o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh e com o projeto “Controle da Hipertensão e Diabetes em Minas Gerais (CHArMING).

O livro, de autoria das professoras do Departamento de Nutrição Aline Cristine Souza Lopes e Rita de Cássia Ribeiro e as ex-alunas Nathália Luíza Ferreira e Renata Maciel Moreira, traz informações confiáveis sobre os adoçantes, orientações sobre como substituir o açúcar nas preparações culinárias e sobre a importância da padronização das medidas durante a execução das receitas. São apresentadas receitas de cremes, coberturas, massas, sobremesas e lanches sem açúcar, baseados em alimentos in natura e minimamente processados e cereais integrais; com quantidades reduzidas de óleo, gorduras e sal. Todas as receitas foram testadas por nutricionistas e acadêmicos de Nutrição.

De acordo com as autoras, o material é destinado a nutricionistas e demais profissionais de saúde, graduandos e indivíduos com restrição para o consumo de açúcar. “Esperamos que o livro possa apoiar indivíduos que possuem restrição do consumo de açúcar devido à presença de doenças, contribuindo para diversificar de forma saudável a sua alimentação e proporcionar maior satisfação com a comida”.