Calendário

Abril 2023
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisa do mestrado em nutrição e saúde sobre fibras alimentares busca voluntários

fibras alimentaresA pesquisa “Atuação de diferentes fibras dietéticas no percentual de esvaziamento gástrico e tempo total de trânsito intestinal em indivíduos sadios: um estudo clínico randomizado", desenvolvida pela nutricionista Júlia Helena Bastos Gonçalves Ferreira, no mestrado em Nutrição e Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, está em busca de voluntários. O objetivo do estudo, orientado pela professora Simone de Vasconcelos Generoso, é avaliar a ação de duas fibras alimentares que são consumidas diariamente pela população geral, presentes em diversos alimentos, no esvaziamento do estômago e trânsito intestinal em pessoas saudáveis.

Podem participar adultos de 18 a 45 anos de idade, sem doenças intestinais (como doença de crohn, síndrome do intestino irritável e câncer de cólon) ou restrição em comer ovos, glúten, derivados do leite e que não tenham tomado antibióticos ou probióticos nos últimos 10 dias anteriores à primeira coleta.

A mestranda explica que é de extrema importância que os voluntários participem de quatro dias de coleta, realizada aos sábados, na Escola de Enfermagem da UFMG, localizada no campus Saúde, de 7h às 13h, permanecendo a manhã toda no local. Durante o período, deverão ingerir apenas o que for ofertado pelos pesquisadores e na sexta-feira anterior, alimentar-se até às 23h e não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica.

“Serão realizadas três coletas de sangue simples, aferição da glicemia capilar e seis exames de cintilografia simples (a cada 1h) em cada um dos dias. Os exames de cintilografia são feitos em pé, duram menos de 1 minuto e não apresentam nenhum risco ao voluntário, além de serem extremamente seguros. Não é preciso se despir ou vestir nenhuma roupa especial. Não há a injeção de nenhuma substância intravenosa”, explica Júlia.

Os interessados devem entrar em contato com a pesquisadora Júlia Helena por meio dos contatos: (31) 99713-5661; instagram @juhelenabgf; ou juhelenabgf@gmail.com