Calendário

Junho 2023
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

UFMG publica edital do Sisu 2023 para preencher 6,3 mil vagas na graduação

O edital do Sisu/UFMG – 1ª edição de 2023 já está disponível para consulta dos candidatos que concorrerão a uma das 6.309 vagas disponíveis na graduação, com entrada no primeiro e segundo semestres deste ano. Para participar do processo seletivo da UFMG, o candidato, obrigatoriamente, deve ter realizado o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2022), cujo resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação, nesta quinta-feira, dia 9, e se inscrever, no período de 16 a 24 de fevereiro, no portal Sisu/MEC.

Candidatos aos cursos da UFMG, cuja classificação será realizada pelo Sisu/MEC, também deverão acompanhar o site do processo seletivo mantido pela UFMG, para conferir as chamadas regulares para registro acadêmico e matrícula e outras informações. Para garantia da vaga, o estudante deve ter concluído ou estar regularmente matriculado no terceiro ano do ensino médio, no momento desse procedimento obrigatório.

As 6.309 vagas são distribuídas nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros, sendo 3.157 vagas reservadas e 3.152 vagas para a ampla concorrência.

A inscrição no Sisu/MEC também pode ser utilizada para o candidato que queira participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Vagas reservadas
Candidatos que concorrerem na modalidade de vagas reservadas para pessoa com deficiência deverão apresentar relatório de seu médico e se submeter à análise e entrevista por Banca de Verificação e Validação para comprovação da condição de deficiência, conforme previsto no § 1º do artigo 2º da Lei 13.146/2015, em data, horário e local estabelecidos pela UFMG.

Para candidatos que se autodeclararem negros (pretos ou pardos), também há a obrigatoriedade de se apresentarem presencialmente, à Comissão Complementar à Autodeclaração, que considera o conjunto de características fenotípicas do candidato, isto é, o conjunto de características físicas visíveis (cor da pele, tipo de cabelo, formato da boca e do nariz, etc) que o fazem ser identificado socialmente como pessoa negra (preta ou parda), não sendo considerada a sua ascendência ou a sua autopercepção. As características fenotípicas não são consideradas isoladamente, e nenhuma terá papel determinante na avaliação realizada.

Candidatos à reserva de vagas para indígenas, no ato do procedimento obrigatório de apresentação dos documentos do registro acadêmico, deverá apresentar carta consubstanciada constando descrição fundamentada acerca de seu pertencimento étnico-racial e declaração de sua respectiva comunidade indígena sobre sua condição. Veja o modelo de carta.

CadÚnico e análise socioeconômica
Para preencher as vagas reservadas para candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, os estudantes deverão apresentar a documentação exigida (conforme descrita no Anexo II do Edital Sisu UFMG 2023) para verificação dessa condição socioeconômica.

Para essa modalidade de vaga, candidatos que já tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), podem apresentá-lo como documento para verificação de renda.

Neste ano, a UFMG decidiu adotar o CadÚnico como instrumento de verificação de renda. Ele vai coexistir com a análise socioeconômica feita em anos anteriores pela instituição. A intenção é que esta edição do Sisu funcione como período de transição para possibilitar que o cadastro do governo federal se consolide, nos próximos anos, como único instrumento de aferição de renda para os processos seletivos da Universidade. Por ora, os candidatos às vagas na graduação da UFMG poderão entregar os documentos para análise socioeconômica, caso não consigam efetuar sua inscrição no cadastro federal.

Habilidades específicas e outros casos
Para os cursos que exigem teste de habilidade específica (Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro), as vagas não são oferecidas no Processo Seletivo Sisu. Para esses cursos, os candidatos participam de processos específicos, o que também ocorre com os candidatos aos cursos de licenciatura em Educação do Campo, Formação Intercultural para Educadores Indígenas, Licenciatura em Letras-Libras. Também não são selecionados pelo Sisu os candidatos ao Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas e os estudantes refugiados, apátridas e portadores de visto humanitário.
(Centro de Comunicação da UFMG)