Calendário

CadÚnico será usado para verificar renda familiar de candidatos ao Sisu

receppção de calourosA partir de 2023, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) será o meio pelo qual a UFMG vai atestar a condição de renda de candidatos a vagas reservadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O CadÚnico será usado apenas para verificar a situação socioeconômica de quem disputar as vagas destinadas a pessoas com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Principal instrumento para incluir famílias de baixa renda em programas sociais do governo federal, o CadÚnico começa a ser utilizado pela UFMG já na primeira edição do Sisu de 2023, cujas inscrições serão realizadas 16 a 24 de fevereiro. A adoção do cadastro como meio de comprovação de renda familiar busca simplificar e agilizar o processo de seleção de novos estudantes. Até 2022, rendas familiares eram verificadas por meio de uma detalhada análise socioeconômica.

“A gente exigia dos candidatos uma série de documentos, que, para alguns se tornava difícil e até inviável, a depender de onde o candidato estivesse localizado”, explica a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Shirley Miranda. “Como o Sisu é destinado a candidatos de todo o território nacional, nem sempre um candidato está aqui em Belo Horizonte ou pode vir até aqui para esclarecer qualquer dúvida sobre a documentação que era exigida. Em contrapartida, a UFMG não tem uma estrutura que permita dar um passo a mais [na verificação da condição de renda], que seria uma entrevista com esses candidatos, para esclarecermos dúvidas e aprimorarmos a análise socioeconômica”, acrescenta.

Não deixe para a última hora
Para ingressar em um curso de graduação da UFMG, o candidato inscrito na modalidade com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo deverá ter atualizado o CadÚnico em, no máximo, 24 meses antes da data de inscrição no processo seletivo do Sisu. “As pessoas que ainda não têm um cadastro precisam ir a uma unidade de política de assistência social, que, em geral, é o Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”, indica Lidiane Oliveira, assistente social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Quem ainda não se inscreveu no cadastro ou tem dúvidas sobre sua situação no CadÚnico não deve demorar a comparecer em um dos órgãos municipais responsáveis pelo cadastramento, enfatiza Lidiane Oliveira. “Sugiro que as pessoas não deixem para a última hora. Muitas vezes a gente não tem certeza, não sabe se já tem o cadastro ou se está atualizado. É bom se antecipar a problemas que podem aparecer”, recomenda.

Informações sobre procedimentos relacionados ao CadÚnico encontram-se em site do governo federal. A Prae, por sua vez, elaborou um conjunto de orientações para os candidatos que precisarão fazer o cadastro para se inscreverem no Sisu. Dúvidas também podem ser enviadas para o e-mail reservadevaga@drca.ufmg.br ou esclarecidas por meio do telefone (31) 98223-0396. O atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.

Para saber outros detalhes sobre a adoção do CadÚnico, ouça reportagem produzida por Tiago de Holanda e Hugo Rafael para a Rádio UFMG Educativa.

(Centro de Counicação da UFMG)