Publicada resolução do Cepe com alterações no calendário acadêmico

Calouros na recepção do primeiro semestre de 2022Em razão do atraso previsto na divulgação dos resultados do Enem e do Sisu, a UFMG foi obrigada a promover alterações em seu calendário acadêmico para 2023. Uma das mudanças, que consta de resolução aprovada no dia 20 de dezembro pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), prevê, para 20 de março, o início das atividades dos calouros no primeiro período letivo.

Na versão anterior do calendário, divulgada em outubro, o começo das aulas estava agendado para 6 de março. Para os veteranos, no entanto, a data de 6 de março está mantida.

A nova versão do calendário está publicada na edição 2.124 do Boletim (formato PDF) e na seção Calendário escolar do Portal UFMG.

Outras mudanças
O calendário teve de ser modificado também em outros pontos. O último dia letivo do primeiro período passou de 7 para 14 de julho. O segundo período terá início em 12 de agosto e será concluído no dia 16 de dezembro – essa última data continua como estabelecido no calendário divulgado anteriormente à comunidade da UFMG.

O calendário de 2023 foi publicado em outubro de 2022, conforme normas da instituição. No entanto, no fim de novembro, o Inep informou que os resultados do Enem, que normalmente são divulgados em janeiro, seriam conhecidos apenas em 13 de fevereiro, o que levaria a publicação dos resultados do Sisu para 7 de março, um atraso significativo na comparação com os anos anteriores.

Concessão de bolsas
Na mesma sessão, o Cepe regulamentou a concessão de bolsas a estudantes de graduação e de pós-graduação no âmbito dos projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de estímulo à inovação financiados com recursos passíveis de gerenciamento pelas fundações de apoio.
(Centro de Comunicação da UFMG)