Esperança é a palavra que inspira o vídeo de fim de ano na UFMG

Em 95 anos de história, a UFMG passou por inúmeras transformações que nos tornaram referência em ensino, pesquisa, extensão, ciência e tecnologia, arte e cultura. Por isso, neste fim de ano, não poderíamos deixar de lembrar que virão novos caminhos, sempre repletos de esperança.

Como inspiração para o vídeo que deseja a todos um feliz Ano Novo, foi escolhida a palavra esperança. Esperança, etimologicamente, vem do latim sperare, sentimento que leva o ser a ter fé no futuro. Como sentido geral, um sentimento que possibilita ao humano atravessar os tempos. Os sinônimos da palavra são confiança, perspectiva, possibilidade. Os primeiros brasões da UFMG foram inspiração para a cor verde e para a circularidade no final do vídeo, quando imagens novas e antigas se fundem.

Produção, direção e roteiro
Ana Fatorelli
Beatriz Abrahão
Olívia Resende

Consultoria
Professor Carlos Mendonça

Lucas Tunes
Cedoc TV UFMG

Edição de imagens
Marcelo Duarte

Videografismo
Beatriz Campos
Bruno Ihara

Marcelo Lustosa

A trilha musical foi desenvolvida pelo professor Mauro Rodrigues com base no congo Eu tava dormindo, que integra um repertório reinadeiro transcrito da performance do Capitão José Apolinário Cardoso, da Irmandade do Jatobá. A transcrição é da professora Glaura Lucas e foi publicada no livro Os sons do Rosário, o Congado Mineiro dos Arturos e Jatobá (Editora UFMG).

Execução
Geraes BigBand – Escola de Música da UFMG

Edem de Oliveira Santos (bateria)
João Pedro Cardoso Coelho (contrabaixo)