Calendário

Sintomas, tratamento e prevenção do câncer de mama são abordados em webconferência

Captura de tela 2022 12 17 095554O Projeto Telenfermagem da EEUFMG realizou no dia 14 de dezembro a webconferência “Câncer de Mama: sintomas, tratamento e prevenção” para os municípios de Minas Gerais cadastrados pelo Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes. O tema foi abordado pela enfermeira Jaqueline Vitorini da Silva, residente do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Modalidade Residência da Escola de Enfermagem da UFMG.

A enfermeira Jaqueline ressalta que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada das células da mama, e que para o ano de 2023, foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres. Ela enfatiza que, além disso, os homens também podem desenvolver câncer de mama, apesar de ser considerado uma porcentagem pequena dos casos.

Jaqueline alega que o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil salvo a região Norte, em que o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar. Ela citou os fatores de risco para a doença: fatores endócrinos/ histórico reprodutivo, fatores comportamentais e ambientais, fatores hereditários.

O impacto da pandemia da Covid 19, também foi lembrado pela enfermeira, destacando que houve uma redução de 1.705.475 mamografias no Brasil somente em 2020, o que representa uma baixa de cerca de 40% em relação ao ano anterior. “Isso pode significar uma demanda reprimida de exames no futur”, pontuou.

Foi ressaltado também os sinais e sintomas do câncer de mama: Aparecimento de nódulo fixo e endurecido; descarga papilar sanguinolenta; pele com aspecto de “casca de laranja”; mudança no formato do mamilo; retração na pele da mama; linfadenopatia axilar.

Jaqueline destaca, ainda, sobre o rastreamento realizado pela mamografia, prioridade de mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. “Ademais, para o diagnóstico: anamnese, exame clínico (exame clínico das mamas - inspeção estática e dinâmica e palpação), exame de imagem (mamografia, ultrassonografia ou ressonância) e biópsia (análise histopatológica). Para o tratamento, pode variar conforme o estadiamento da doença e características do tumor e as condições da paciente”, esclarece.

A enfermeira finalizou pontuando sobre o cuidado integral do paciente em tratamento de câncer de mama e sua prevenção pela adoção de bons hábitos de vida: prática regular de exercício físico, manutenção do peso corporal, alimentação saudável, evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, evitar ou reduzir o tabagismo e aleitamento materno. Lembrou também do Breast awareness (estar consciente para a saúde das mamas).