Projeto de extensão promove campanha para arrecadar ração úmida para os gatos do campus Saúde

campanha gatosO Projeto de Extensão “Proteger e Cuidar Gatos do Campus Saúde da UFMG” promove, nesta semana, uma campanha para arrecadar ração úmida: patê ou sachê para os gatos do campus. As doações podem ser entregues até o dia 16 de dezembro, na caixa localizada no hall de entrada da Escola de Enfermagem da UFMG.

Coordenado pelas professora Vania Regina Goveia e pela professora aposentada Ana Lucia De Mattia, do Departamento de Enfermagem Básica da EEUFMG, o projeto de extensão tem como objetivo proteger, cuidar e zelar pela saúde da população de gatos do campus Saúde da Universidade.

“Trata-se de um alimento muito importante para preservar a saúde dos gatos. Receberemos sachês ou latas de patê para gatos de qualquer marca (Whiskas, Friskies, Cat Chow, Optimum, Faro, Colosso, Max Cat, Kelcat) desde que seja para gatos. Outra forma de participar do Natal dos Gatinhos, é se candidatar a madrinha ou padrinho, contribuindo com dinheiro voluntariamente de forma isolada ou regularmente. A ajuda financeira é muito importante para a operacionalização das ações do projeto, os interessados em colaborar podem fazer contato por meio do e-mail: vaniagoveia@uol.com.br. Nos dias 12 e 13 de dezembro, estaremos presentes na entrada da Escola de Enfermagem para explicar sobre o projeto de extensão”, destaca a professora.

Proteção e cuidado
A professora Vania explica que o projeto faz parte do programa Manejo Ético Populacional de Animais Domésticos Errantes e Vigilância da Fauna Silvestre nos Campi da UFMG, resultado dos trabalhos da Comissão Permanente de Políticas de Animais da UFMG, instituída em 2018, visando ao desenvolvimento das políticas estabelecidas pela UFMG sobre os animais silvestres e domésticos de seus campi.

“No projeto de extensão, que conta com a participação de professores e estudantes da EEUFMG e de outras unidades, orientamos e mobilizamos a comunidade da UFMG para a importância do bem-estar animal e da guarda responsável como componentes essenciais da saúde pública; estabelecemos protocolos sistematizados para o manejo ético de animais no Campus Saúde da UFMG; identificamos a dinâmica populacional de gatos, a interação com os usuários do Campus Saúde e os fatores de conflito entre a população humana e não-humana”. Além disso, segundo Vania, visa institucionalizar a técnica de Captura-Esterilização-Devolução (CED) para o gerenciamento populacional de gatos errantes no Campus Saúde; estabilizar a população de gatos errantes no campus Saúde; reduzir os c onflitos e problemas relativos ao abandono no Campus e desenvolver atividades educativas e de pesquisa, que tenham como objeto os animais domésticos.