Calendário

Dezembro 2022
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Confraternização do campus Saúde terá concerto do Ars Nova-Coral da UFMG

Para marcar a retomada do Circuito Cultural UFMG no campus Saúde e promover uma confraternização de fim de ano entre a comunidade acadêmica e profissionais da Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem e Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, será realizado um concerto do Ars Nova – Coral da UFMG, no dia 7 de dezembro, às 13h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina.

Além da apresentação do coral, o evento contará com uma mesa de abertura composta pelas diretoras Alamanda Kfoury e Sônia Maria Soares e pelo superintendente do HC, Alexandre Ferreira. Em seguida, será realizado um momento de reflexão com representantes religiosos.

O Circuito Cultural UFMG, que tem como objetivo principal promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à Diretoria de Ação Cultural, é um projeto da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG.

Sobre o Ars Nova
Ars Nova CoralO Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de décadas no Brasil e no exterior. Com mais de 60 anos, a história do Ars Nova é marcada por inúmeros eventos, estreias, reconhecimento em premiações, distinções e menções honrosas em importantes festivais e concursos. Sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, de 1962 a 2004, o coro realizou 1400 apresentações em 79 cidades de 12 estados brasileiros, mais 66 cidades de 17 países. Desde sua retomada, em 2013, o Ars Nova alcançou um público aproximado de 28 mil pessoas em mais de 110 concertos no Brasil e exterior. Destacam-se dois prêmios recebidos em 2016, sob a regência da maestrina Iara Fricke Matte: o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e a conquista do terceiro lugar na categoria Coro Misto do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, Vic (Espanha). O maestro Lincoln Andrade assumiu a regência do coro em 2017, quando foi criada a série Banquete de Vozes do Natal, um sucesso de público e crítica. Em sua nova fase, além dos diversos concertos realizados em Belo Horizonte, o Ars Nova realizou concertos em Brasília, Juiz de Fora, Ouro Preto, Uberlândia, Leopoldina e Tiradentes (MG), dentro da proposta de levar a música coral pelas estradas de Minas e do Brasil.

Nos anos de 2020 e 2021, diante do isolamento social imposto pela pandemia, o coro passou a realizar concertos e apresentações gravadas individualmente, com cada cantor em sua casa, montadas e editadas em vídeo – e que já somam mais de 30 mil visualizações no Youtube do Ars Nova –, um Concurso de Composição para premiar uma obra coral autoral e inédita, feita especialmente para este formato virtual, um Festival de Coros Universitários Mineiros, entre outras ações virtuais.