Diretora da Escola entrega Prêmio Roseni Rosângela de Sena em colóquio de pesquisa realizado na Universidade de Miami

A diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares, entregou o Prêmio Roseni Rosângela de Sena, em homenagem à professora emérita da Escola de Enfermagem da UFMG, no dia 10 de novembro, durante o XVII Pan American Nursing Research Colloquium realizado na Universidade de Miami, Flórida, EUA. A ganhadora do prêmio de melhor investigação científica sobre a prática de enfermagem na atenção básica de saúde foi Dulce María Carranza Oropeza, estudante do programa de mestrado em Ciências de Enfermagem da Universidade Autónoma de Nuevo León, México. O estudo intitulado “Liderazgo resiliente en profesionales de enfermeira” foi orientado pela professora María Guadalupe Moreno Monsiváis.

premio roseni1A diretora da School of Nursing & Health Studies, Cindy Munro, a professora e orientadora do estudo María Guadalupe Moreno Monsiváis, a diretora da EEUFMG, professora Sônia Soares e a Assessora Regional de Enfermagem/OPAS, Silvia Cassiani.

O prêmio foi proposto pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/ OMS) e ofertado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. É outorgado desde 2018 e concedido ao estudante de pós-graduação (mestrado ou doutorado) de escolas de enfermagem de países da Região das Américas, que apresentar a melhor investigação científica sobre a prática de enfermagem na atenção básica de saúde.

A diretora da EEUFMG, professora Sônia Maria Soares, responsável pela entrega do prêmio, enfatizou que falar da professora Roseni é lembrar de uma companheira, mulher brasileira, enfermeira e, acima de tudo, de uma pessoa que estava a frente do seu tempo. “Ela trabalhou incansavelmente na expansão da Escola de Enfermagem da UFMG, estabelecendo parcerias e conexões com diferentes instituições de ensino da América Latina, buscando sempre a valorização da Enfermagem no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Realizou projetos arrojados para o desenvolvimento da Enfermagem tanto no âmbito nacional, como internacional. Militante incansável na luta pela saúde pública e uma das protagonistas na área da Enfermagem da reforma sanitária”.

Sônia ressaltou, ainda, que o nome da professora Roseni ficará marcado para sempre na história da Enfermagem e incentivou que no próximo colóquio ocorram um maior número de candidaturas para este prêmio.
Sobre a homenageada
roseni
Roseni Sena graduou-se em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1977, concluiu mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989 e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo em 1996. Em 2007, recebeu o título de Professora Emérita da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuou no Programa de Pós-graduação.

Coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (NUPEPE). Foi Diretora de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim de 2009 a 2014. Ocupou os cargos de chefe do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública de 1996 a 1988 e diretora da Escola da Escola de Enfermagem de 1998 a 2002.

Em 2001, recebeu a medalha do Mérito da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais; o 1º lugar com o Trabalho científico “A prática gerencial em UBS do Distrito Sanitário Noroeste de BH: em busca da qualidade da assistência, no 3º Simpósio Mineiro de Enfermagem e 1º lugar- Prêmio Isaura Barbosa Lima- As contribuições da enfermeira na construção do trabalho em equipe no PSF- um estudo de caso, durante o 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem, ABEn-Pr.

Em 2003, foi coordenadora de serviços técnicos especializados da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. Em 2004, consultora para desenvolvimento de projetos de desenvolvimento social, da Fundação Kellog

Em 2015, assumiu a diretoria da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Neste mesmo ano, recebeu a Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubistchek, do Governo do Estado de Minas Gerais e o Prêmio Anna Nery 2015, do Conselho Federal de Enfermagem.