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Estudantes podem participar de pesquisa sobre prevalência de desordens emocionais pós-pandemia de Covid-19

acupuntura auricular projetoIniciado em 2022, o projeto de pesquisa multicêntrico “Efeitos da acupuntura auricular com laser e com agulhas no tratamento de desordens emocionais em estudantes universitários: ensaio clínico randomizado”, busca avaliar a prevalência e a intensidade de desordens emocionais (ansiedade, estresse, depressão e transtorno do estresse pós-traumático) em estudantes de graduação da UFMG, da UFV, das universidades federais de Ouro Preto (Ufop) e de Alfenas (Unifal) no contexto pós-pandemia. O objetivo é contribuir com evidências científicas sobre o impacto da covid-19 na saúde mental, formular estratégias de prevenção, proteção, promoção e recuperação da qualidade de vida.

A pesquisa será realizada em duas etapas. Na primeira, um estudo transversal, conduzido por meio do preenchimento de formulário on-line, mapeará os níveis de ansiedade, estresse, depressão e transtorno do estresse pós-traumático nos estudantes. Na segunda etapa, será realizado um ensaio clínico randomizado, a fim de comparar os efeitos de diferentes modalidades de acupuntura auricular: por laser e por agulhas.

A coordenação do estudo é da professora Tânia Couto Machado Chianca, do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG e da pós-doutoranda em Enfermagem da EEUFMG e professora da UFV, Caroline de Castro Moura. “A pesquisa foi estimulada pelo fato dos anos de 2020 a 2022 terem sido marcados pela pandemia instalada pela Covid-19, doença de grande transmissibilidade, gravidade clínica e que impactou negativamente na saúde mental de muitas pessoas, inclusive dos estudantes universitários. Diante disso, vimos ter se tornado imperativo implementar estratégias com o potencial para melhorar a qualidade de vida da população de estudantes universitários, como a acupuntura auricular, além de verificar os melhores dispositivos para realização dessa intervenção”, explica Caroline.

“Os benefícios da participação dos estudantes no estudo estão relacionados à contribuição para a ciência e para a vida acadêmica. Em relação à ciência, existe a carência de estudos com estudantes universitários em épocas de pandemias. Quanto à vida acadêmica, espera-se que os resultados permitam compreender melhor os níveis de desordens emocionais, e, a partir disso, propor medidas voltadas ao acolhimento dos alunos e à promoção da saúde mental”, relatam as coordenadoras da pesquisa.

Ainda de acordo com elas, as informações coletadas neste estudo são confidenciais. Somente os pesquisadores terão conhecimentos dos dados, que não serão divulgados.