Calendário

Em aula aberta, pesquisadores vão detalhar nova legislação de rotulagem nutricional

tabela nutricionalComo parte da programação da Semana do Conhecimento 2022, pesquisadores da Faculdade de Farmácia ministrarão aula aberta com o tema A nova legislação de rotulagem de alimentos e evidências científicas. O evento ocorrerá às 9h do dia 17 de outubro, segunda-feira, na sala 3062 da Faculdade de Farmácia.

As inscrições são feitas via formulário, e haverá emissão de certificado aos participantes. A atividade será mediada pela professora Lucilene Rezende e pelas pesquisadoras Crislei Gonçalves, Luiza Vargas e Sarah Pontes, todas do Programa de Pós-graduação em Ciências de Alimentos (PPGCA).

Novas regras
De acordo com o site da Anvisa, a Tabela de Informação Nutricional, presente nas embalagens dos alimentos, passará a ter, invariavelmente, letras pretas e fundo branco. O objetivo é afastar a possibilidade de contrastes que atrapalhem a legibilidade das informações.

Também passa a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100g ou 100ml, bem como o número de porções por embalagem.

A principal novidade, no entanto, diz respeito à rotulagem nutricional frontal — um símbolo informativo (no caso, uma lupa preta) que deve estar em destaque na parte da frente da embalagem e alertar os consumidores quanto ao alto teor de açúcar, sódio e gorduras saturadas.

Trabalhos anteriores
No evento do próximo dia 17, as pesquisadoras também vão discorrer sobre trabalhos anteriores, desenvolvido no âmbito do PPGCA.

No início deste ano, o doutorando Alessandro Rangel lançou um aplicativo para celular que, ao escanear os códigos de barra de alimentos processados e ultraprocessados, informa sobre a presença de nutrientes em excesso. A pesquisa foi tema de matéria publicada no Portal UFMG.

Em agosto, cientistas da UFMG, em parceria com acadêmicos da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), assinaram o artigo Strengthening Food Labeling Policies in Brazil, publicado no portal Frontiers in Nutrition, em que avaliam a viabilidade da nova regulamentação e a compara com normas vigentes em outros países.
(Centro de Comunicação da UFMG)