Calendário

Dezembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Campanha do projeto ‘Brincar Terapêutico’ arrecada brinquedos para pediatria do Hospital Odilon Behrens

brincar terapeuticoO projeto de extensão “A enfermagem no cuidado à criança e ao adolescente: perspectivas para um cuidado orientado pela humanização, integralidade e segurança do paciente”, conhecido como Brincar Terapêutico, coordenado pela professora Bruna Figueiredo de Manzo, do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública, está arrecadando doações de materiais para brincadeiras da pediatria do Hospital Municipal Odilon Behrens (HMOB).

Brinquedos laváveis e artigos diversos de papelaria como livros, canetinhas, massinha de modelar, lápis de cor, desenhos e jogos novos ou usados podem ser ser entregues até o dia 13 de outubro, na caixa disponível no hall de entrada da Escola de Enfermagem da UFMG (Av. Professor Alfredo Balena, 190 - 2º andar, Centro, Belo Horizonte).

A professora Bruna explica que o projeto, realizado em parceria com o HMOB, busca desenvolver atividades lúdicas de arte, teatro, jogos e brincadeiras com crianças, adolescentes internados e seus acompanhantes, para qualificar o cuidado pautado na humanização, integralidade e segurança do paciente. “Atividades lúdicas como brincadeiras, desenhos, pinturas, leituras infantis e teatro favorecem o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo da criança, minimizam o estresse, a ansiedade e o desconforto gerados pela internação. Além disso, contribuem para a socialização e melhoram a interação entre as crianças, suas famílias e os profissionais da equipe de saúde”, enfatiza  a professora.