Calendário

Agosto 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Agosto Dourado: projeto de extensão promove ações no Instituto Jenny Faria sobre a importância da amamentação

Entre os dias 1º e 31 de agosto, mês de incentivo ao aleitamento materno, serão realizadas, no Instituto Jenny de Andrade Faria (IJAF), um dos anexos do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, ações com o objetivo de promover espaço de discussão e reflexão sobre as questões da amamentação para gestantes e puérperas, seus familiares e acompanhantes, com ênfase à prática do aleitamento materno exclusivo e seus benefícios para o binômio mãe-bebê e família.

O evento de extensão faz parte do projeto “Integração docente Assistencial entre o Curso de Enfermagem e o Instituto Jenny de Andrade Faria”, coordenado pela professora do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG, Márcia dos Santos Pereira. É realizado em parceria com as enfermeiras obstetras do IJAF Adriane de Carvalho Oliveira e Leydiane Andrade Ferreira, e conta com a participação da residente em Enfermagem obstétrica Jaqueline Vitorini da Silva, das estudantes de graduação em Enfermagem Izadora Rodrigues Alves e Julia Machado Vilaça e da coordenadora de Enfermagem do IJAF, enfermeira Juliana Santos Neves.

Ação no HC Agosto DouradoA partir da esquerda, Jaqueline Vitorini da Silva, Adriane Oliveira, Márcia Pereira, Leydiane Ferreira e Juliana Neves

A professora Márcia explica que as atividades propostas estão sendo desenvolvidas de acordo com o referencial teórico disponível no portal da Rede de Bancos de Leite Humano (RBLH), um dos componentes da Política de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno. “As ações visam também superar a crescente onda de fake news que incentivam o uso de fórmulas infantis e desmame precoce. Todas as abordagens educativas e reflexivas com as mulheres e seus familiares irão trabalhar as necessidades e cuidados durante o aleitamento materno. As conversas com as mulheres e seus familiares terão como objetivo esclarecer dúvidas e promover informações baseadas em evidências científicas, além de proporcionar a oportunidade de auto reflexão sobre o processo de amamentação, seus benefícios e possíveis dificuldades. As ações de intervenção de caráter individual serão realizadas utilizando o Processo de Enfermagem (PE), a fim de identificar os problemas e possíveis intervenções conforme as demandas individuais”.

Agosto Dourado
Criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a campanha Agosto Dourado destaca a importância do incentivo ao aleitamento materno – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano. O tema escolhido para 2022: “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando” está associado às áreas temáticas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que destacam os vínculos entre amamentação e boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais, além dar suporte a mulheres e redes de apoio quanto à amamentação segura e seus benefícios. A meta estabelecida pela OMS é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025.