Ações conscientizam sobre importância do cidadão para um trânsito melhor

A violência no trânsito impacta diretamente a saúde pública, consumindo grande parte da rede de serviços de urgência dos principais hospitais do Brasil. Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a responsabilidade no trânsito, tiveram início, nesta quinta-feira, 15, as ações da Semana Nacional do Trânsito 2016 do Campus Saúde da UFMG. Com o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, a programação contou com atividades educativas e interativas.

Na Transitolândia Móvel, primeira atividade do dia, alunos do 5º ano do Instituto de Educação de Minas gerais (Iemg) aprenderam, de forma lúdica, sobre regras e medidas para melhorar a vivência no trânsito. Oficiais da Polícia Militar (PM-MG) encenaram situações cotidianas, como o momento de atravessar a rua, ou o desembarque de um ônibus, para ilustrar a maneira segura de agir.

siteApresentação da Transitolândia Móvel

O sargento Gilberto Morais, chefe da Trânsitolândia, disse que a ideia do projeto é utilizar o método lúdico e teatral para que o conhecimento atinja crianças e jovens. “Trabalhando dessa forma, o resultado é quase que imediato, porque, ali no teatro mesmo, a criança assimila aquelas informações e o feedback que temos das famílias é até de uma melhora no comportamento”, contou.

A vice-presidente do Campus Saúde, professora Sônia Maria Soares, lembrou que essa é a terceira edição da Semana do Trânsito do campus Saúde da UFMG e destacou a importância da Universidade cumprir seu papel de responsabilidade social. "Estamos produzindo conhecimento de forma ativa, pedagógica e lúdica sobre essas questões tão importantes que dizem respeito ao trânsito"

soniaAlunos do Instituto de Educação

A vice-diretora do Iemg, Luciene Santos, complementou dizendo que a atividade de hoje dá segmento a um projeto já desenvolvido na escola, que busca conscientizar os alunos do seu papel para a melhora do trânsito. “A atividade de hoje complementa um trabalho que já fazemos, em conjunto com as famílias e motoristas dos transportes escolares, no qual ensinamos sobre o papel do pedestre”, explicou.

Em seguida, o Projeto Rodocine, também desenvolvido pela PM-MG, exibiu vídeos educativos no intuito de orientar e responder possíveis dúvidas dos presentes sobre como se portar em diversas situações de trânsito. Nas oficinas educativas, promovidas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), as crianças puderam, ainda, realizar atividades e brincadeiras com temáticas do trânsito. O evento contou, ainda, com pinturas e modelagem de uma escultura da Escola Técnica de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos e a apresentação da Banda da Guarda Municipal.

Na parte da tarde, uma blitz educativa, com a Guarda Municipais e os grupos Guardiões do Riso e Mobiliza SUS interagiu com pedestres e motoristas que passavam pela Avenida Alfredo Balena. A coordenadora do Mobiliza SUS, Michelly dos Santos, comentou que as atividades promovidas durante a Semana Nacional do Trânsito são importantes por reunir esforços de diversos setores da sociedade para despertar a consciência do cidadão de sua responsabilidade para um trânsito melhor.

faceBliz Educativa da Guarda Municipal

A programação conta, ainda, com a palestra “Impactos dos acidentes de Trânsito na Saúde”, ministrada pelos professores Allana Dos Reis Corrêa (Escola de Enfermagem da UFMG) que abordará os cuidados assistenciais;  Deborah Carvalho Malta (Escola de Enfermagem da UFMG), com as questões do impacto financeiro dos acidentes no SUS e Frederico Duarte Garcia (Faculdade de Medicina da UFMG)  sobre o impacto emocional na família de pacientes acidentados. O evento será no dia 21, às 14h, no Auditório da Escola de Enfermagem. A exposição “Sonhos que Envelhecem” também estará aberta até o dia 23 de setembro, na Unidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
(Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina)