Calendário

Chapa candidata à diretoria da Escola de Enfermagem é homologada

Sonia e SimoneA chapa “Ágora: presença, compromisso e participação”, formada pelas professoras Sônia Maria Soares e Simone Cardoso Lisboa Pereira, foi homologada nesta segunda-feira, 13 de junho, para participar da consulta à comunidade para subsidiar a elaboração da lista tríplice de candidatos para escolha de diretor(a) e vice-diretor(a) da Escola de Enfermagem da UFMG para a gestão 2022-2026. As professoras, atuais diretora e vice-diretora, que estão afastadas de seus cargos desde o último dia 3, compõem a única chapa inscrita para a consulta, que será realizada nos dias 14 e 15 de julho.

A chapa candidata irá participar de dois debates, em formato híbrido (presencial e virtual), no dia 5 de julho, às 12h30 e no dia 11 de julho, às 18h, no canal da Escola de Enfermagem no YouTube.

A pedido da Comissão Eleitoral nomeada pela Congregação da Escola de Enfermagem da UFMG, a Assessoria de Comunicação elaborou um link específico com as informações e documentos referentes ao processo de consulta à comunidade, que pode ser acessado clicando aqui.

Chapa homologada
Candidata a diretora, Sônia Soares é professora titular do Departamento de Enfermagem Básica, graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), Mestrado em Enfermagem Saúde Comunitária pela Escola de Enfermagem Anna Nery (1987), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) com bolsa Sandwhich na University of California San Francisco nos Estados Unidos (1997-1998) e Pós-Doutorado na New York University (2013). Especialista em Enfermagem Gerontológica titulada pela Associação Brasileira de Enfermagem em 2015. Atualmente ocupa o cargo de diretora da EEUFMG; foi vice-diretora na gestão 2014-2018. Coordenou projetos institucionais como Sub-projeto de Investigação da Atenção Primária/ EEUFMG/ Fundação Kellog´s,Pró-Saúde/Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Representante efetiva da Universidade Federal de Minas Gerais no Conselho Municipal do Idoso (2009-2019). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano. Realiza orientações de Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa: Cuidar em Saúde e na Enfermagem. Orientação plena de Doutorado e Mestrado. Realiza pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Saúde do Adulto e Idoso, envelhecimento e qualidade de vida, cuidado em saúde e na enfermagem, especialmente na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes mellitus, hipertensão arterial, doença renal crônica), Saúde da Família, trabalho com grupos, práticas integrativas e complementares e outros temas relacionados à área de Saúde Coletiva. Confira aqui o Currículo Lattes.

A candidata a vice-diretora, Simone Cardoso, é professora associada do Departamento de Nutrição, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (1994), com Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Microbiologia também pela UFV. Chefe de Departamento de Nutrição (2015-2018). Atualmente ocupa o cargo de vice-diretora da EEUFMG. Atua em disciplinas da graduação (Nutrição) na área de Gestão em Produção de Refeições e supervisionando estágios na área Alimentação Coletiva e Internato Rural. Coordena e participa de projetos de pesquisa na área de Alimentação Coletiva e Saúde Coletiva com as seguintes temáticas: Segurança Alimentar e Nutricional em Restaurantes Populares, Alimentação Escolar e Banco de Leite Humano. Docente do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, orientando e ministrando disciplinas (tópicos) com temas relacionado à educação em saúde e microbiologia (inicio em 2018- até o presente).
Confira aqui o Currículo Lattes.

Confira aqui o Plano de Trabalho.

Consulta 2022
O processo de consulta à comunidade irá subsidiar a escolha da diretoria para o mandato de 2022 a 2026. O processo será realizado pelo Sistema Eletrônico de Consultas da UFMG e coordenado pela Comissão Eleitoral, já nomeada pela Instituição.

 Calendário consulta diretoria 2022 2026A votação será feita nos dias 14 e 15 de julho. Podem votar todos os membros do corpo discente dos Cursos de Graduação, de Especialização, Mestrado e de Doutorado da Escola de Enfermagem da UFMG efetivamente matriculados, exceto aqueles que se encontrarem com trancamento total de matrícula; todos os membros do corpo docente pertencente ao quadro permanente da Escola de Enfermagem da UFMG, em efetivo exercício, inclusive aqueles que se encontram em processo de qualificação, exceto os que estiverem com seu contrato de trabalho suspenso ou em licença sem vencimentos; todos os membros do corpo técnico-administrativo em educação da Escola de Enfermagem da UFMG, em efetivo exercício, exceto os que estiverem com seu contrato de trabalho suspenso ou em licença sem vencimento.

Para votar os eleitores devem acessar o link “Consultas eleitorais” no portal minhaUFMG, no canal “Sistemas”, grupo “Aplicações Administrativas”. A Assessoria de Comunicação da EEUFMG elaborou um vídeo com tutorial de como votar no sistema on-line para a consulta à comunidade para escolha da Reitoria da Universidade. Acesse o vídeo clicando aqui.

A Comissão Eleitoral é composta por sete membros indicados pela Congregação, com representação de professores, técnico-administrativos em educação e estudantes. A Comissão irá receber as inscrições dos candidatos e seus respectivos documentos; coordenar o processo de consulta eleitoral, de acordo com as orientações da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Comissão Eleitoral; emitir instruções à comunidade da Escola de Enfermagem sobre os procedimentos para a votação eletrônica por meio do Sistema de Consultas da UFMG; organizar debate entre os candidatos inscritos e a comunidade; publicar os resultados da consulta e enviá-los à Congregação; julgar os recursos no âmbito de sua competência e resolver os casos omissos.

Neste processo, foram designados membros da Comissão, a professora Bruna Figueiredo Manzo (presidente) (Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública), os professores Ann Kristine Jansen (Departamento de Nutrição) e Gilberto de Lima Guimarães (Departamento de Enfermagem Básica), as servidoras técnico-administrativas Fernanda Costa Silva (secretária/Secretaria geral) e Tamara Carneiro Medeiros de Souza (Secretaria geral) e os discentes Letícia da Silva Lucena (Enfermagem - DAMAR) e Yuri Gomes Mallaco (Gestão de Serviços de Saúde - DAGESS).