Articulação entre teoria e prática na formação do Gestor de Serviços de Saúde é tema de IV Seminário Interdisciplinar

GESTAO INTERApresentações de trabalhos, palestras, rodas de conversa e atividades culturais fizeram parte do IV Seminário Interdisciplinar de Gestão de Serviços de Saúde (SIGESS) realizado nos dias 29 e 30 de agosto.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Fátima Ferreira Roquete, o objetivo foi oferecer subsídios ao Colegiado do Curso de Gestão de Serviços de Saúde e ao Núcleo Docente Estruturante que favoreçam a articulação ensino (teoria) x serviço (prática), de forma a contribuir com o aperfeiçoamento contínuo da formação do futuro Gestor de Serviços de Saúde, visando uma atuação na gestão do sistema e dos serviços de saúde do País de maneira inovadora, humanista e eticamente comprometida com as necessidades de saúde da população.

O tema deste ano, "Articulando teoria e prática na formação do Gestor de Serviços de Saúde", foi escolhido para identificar e problematizar pontos positivos e pontos a serem aperfeiçoados na formação do gestor de serviços de saúde graduado pela UFMG, à luz da prática profissional, oriunda da experiência dos egressos.

Sobre a importância dessa atividade que já está na 4ª edição, Fátima Roquete destacou que a interdisciplinaridade, no desenvolvimento do currículo do Curso, configura-se como uma forma de abordagem, uma nova postura diante dos conhecimentos, na busca do diálogo entre os campos da Saúde e das Ciências Sociais Aplicadas, especificamente, entre as áreas de Enfermagem, Medicina, Economia, Administração, Demografia e Contabilidade, para compreender a complexidade do sistema e das organizações de saúde e propor ações de intervenção nessa realidade. “O Seminário Interdisciplinar é um evento que apresenta como proposta promover a integração entre essas áreas do conhecimento, permitindo uma análise mais ampla dos produtos interdisciplinares gerados durante todo o curso de graduação, promovendo sua divulgação no âmbito acadêmico e das organizações de saúde”, enfatizou.

No primeiro dia, gestores de serviços de saúde apresentaram a trajetória acadêmica e profissional, bem como aspectos relacionadas ao cotidiano da função de gestão e ao mercado de trabalho.

Os trabalhos apresentados, de acordo com a avaliação da coordenadora do evento, são resultados de pesquisa de professores, Trabalhos de Conclusão de Curso e Relatórios de Estágio de discentes do Curso. “Trata-se de uma oportunidade para compartilhamento e divulgação de estudos que estão sendo realizados, além do estímulo à participação dos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa. A qualidade dos trabalhos e das apresentações tem sido de bom nível”, explicou Fátima.

Durante as rodas de conversas entre alunos, professores e egressos foram discutidos aspectos da formação e da prática dos gestores de serviços de saúde, seguindo três eixos: Formação do gestor de Serviços de Saúde: O que vem depois?; Caminhos na Formação do Gestor de Serviços de Saúde e a Atuação no Mercado de Trabalho; e Outros Cenários da Gestão. “O objetivo do Seminário foi alcançado. Além das ricas discussões e da apresentação de um conjunto significativo de trabalhos, um grupo de alunos e egressos marcou um encontro para o dia 13/09, quando eles pretendem aprofundar e ampliar as discussões iniciadas durante o evento e encontrar novas formas de contribuição. Espera-se que a aproximação ensino x serviço contribua para a solidificação do Curso de Gestão de Serviços de Saúde e da nova profissão”.

Além da professora Fátima Roquete, a comissão organizadora foi composta pelos professores Adriane Vieira, que coordenou a Comissão Científica e de Editoração, Mirela Camargos, responsável pela Comissão de Divulgação, e Antônio Loyola, Karla Rona, Kátia Campos, Keli Bahia, Luiz Carlos Brant, Mery Nátali, Sérgio Peixoto, Sônia Nunes e Vanessa Almeida.