Calendário

Em nova edição, Revista da UFMG reunirá trabalhos sobre a questão alimentar e seus impactos

sistema alimentarA 29ª edição da Revista da UFMG recebe, até o dia 30 de junho, trabalhos sobre o tema Alimentação, comida, ciência e arte. São aceitos artigos, ensaios, comentários, notas, resenhas e entrevistas, que serão avaliados por pareceristas indicados pela comissão editorial da Revista. Este número tem como editores convidados os professores Fabiana de Menezes Soares (UFMG), José Antônio Gontijo (Unicamp) e Sérgio Schneider (UFRGS).

No texto de apresentação da chamada, os editores da publicação lembram que a questão alimentar "não se resume à luta dos humanos contra a natureza para fazer frente às carências e necessidades biológicas". O avanço tecnológico permitiu, de acordo com o texto, o trânsito e o acesso aos mais diversos alimentos e, ao mesmo tempo, desenvolveu inovações que asseguram grande disponibilidade. "Porém, a questão alimentar atual é também uma questão de produção e oferta de alimentos com impactos sobre a saúde pública, o meio ambiente e os recursos naturais.

Ainda segundo os editores da Revista da UFMG, o sistema alimentar em vigor não atende às condições de segurança alimentar e da sustentabilidade: "Se continuarmos nesse diapasão, em poucos anos esgotaremos os recursos naturais, que são a base da produção alimentar, o que intensificará problemas de saúde pública, sobretudo por ingestão de alimentos de baixo valor nutricional que trazem consequências para a saúde pública e provocam desigualdades mais atrozes. Nosso sistema alimentar impacta o solo, a água e a biodiversidade e não é capaz de gerar mais segurança alimentar para a humanidade."

Normas de submissão
De acordo com critérios estabelecidos para submissão, artigos, ensaios e entrevistas devem ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo tabelas, mapas, gráficos e outras imagens e informações não textuais. Comentários, notas e resenhas não podem ultrapassar 10 páginas. São aceitos trabalhos em português, inglês, francês e espanhol.

Acesse as chamadas em inglês, português e espanhol.

A Revista da UFMG tem periodicidade quadrimensal e publica originais de autores que submetem trabalhos em resposta a chamadas temáticas, bem como de autores convidados. As contribuições são avaliadas por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da Revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais.

(Com Assessoria de Comunicação do IEAT)