Calendário

No mês de conscientização sobre o autismo, professoras promovem ConversAção em rede no município de Carmésia

Neste mês de abril, de conscientização sobre o autismo, o projeto intersetorial Casa Verde – Dando Asas, criado e implementado em parceria entre a Escola de Enfermagem da UFMG e o Município de Carmésia, Minas Gerais, promoveu, no dia 20, a capacitação “ConversAção em Rede: sobre o Autismo”.

A professora Teresa Cristina da Silva Kurimoto, responsável pelo Internato Rural em Carmésia, afirmou que o objetivo foi proporcionar aos profissionais da educação, assistência social e saúde de Carmésia, lideranças políticas (Prefeito, Vice-prefeito e vereadores), religiosas (de todas as denominações presentes no município) e indígenas da etnia Pataxó, um momento de conversação com a especialista no assunto, professora Delma Aurélia da Silva Simão, da Escola de Enfermagem da UFMG.

WhatsApp Image 2022 04 27 at 19.08.32Professora Teresa Kurimoto durante a abertura do evento

“A capacitação tratou do Desenvolvimento Humano; Transtorno do Espectro Autista e da Intervenção em Tempo Oportuno. Foram trabalhados conceitos fundamentais, tais como a Neuroplasticidade e como acontece a reorganização cerebral, Epigenética e a compreensão de que ‘nem tudo está predestinado’, Processamento Sensorial e Integração Sensorial e a importância das atividades cotidianas como momentos para estimulação. Apoiada em conceitos científicos, a professora Delma traduziu habilmente ideias complexas em explicações simples, ajudando a compreenderem como agir”, explicou Teresa Kurimoto.

A professora Delma convocou, ainda, à reflexão: “Esqueça o diagnóstico!!! As verdadeiras perguntas são: Quem é esta Pessoa? O que ela precisa saber? Como ela aprende?”.

O projeto
Financiado com recursos do município de Carmésia, foi criado em 2021 com o objetivo de assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, pelas pessoas com deficiência residentes do município de Carmésia, visando à sua inclusão social e cidadania. Coordenado pelo Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Márcio Siqueira, reúne trabalhadores(as) e profissionais das áreas da Assistência Social, Saúde e Educação.

A professora Teresa Kurimoto explica que inúmeras atividades e propostas do Projeto acontecem nos mais diferentes lugares e eventos da cidade (praça, campo de futebol, quadra coberta, locais turísticos, espaços culturais, feiras, dentre outros). “A meta é tornar Carmésia uma cidade inclusiva. E, aos poucos, a circulação de Pessoas com Deficiência vai quebrando a invisibilidade que essas pessoas viviam, até então, e redesenhando modos de convivência com a diferença. Os relatos dos familiares mostram a potência do projeto”, destaca.

Ela enfatiza, ainda, que experiência de Carmésia com o projeto Casa Verde – Dando Asas é uma inspiração para que municípios de pequeno porte tomem a pauta das Pessoas com Deficiência e de modo especial, as pessoas com Autismo, como prioridade máxima, buscando alcançar a condição de Cidade Inclusiva. “Nessa perspectiva, ganham as Pessoas com Deficiência, seus familiares, mas, principalmente, ganham todos os(as) cidadãos(ãs) que se enriquecem no exercício do convívio e do respeito à diferença”, conclui.

Lei MunicipalLei Municipal
Com o objetivo de construir sustentabilidade e longevidade para o Projeto, o prefeito de Carmésia Atos Tácio sancionou, no início da capacitação, a Lei nº 878/2022 de 20 de abril de 2022 que "Institui a Política Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência de Carmésia, dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com e institui o Fundo Municipal de Defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência".