Gestoras se reúnem em Diamantina para debater participação feminina na administração universitária

As diretoras da Escola de Enfermagem da UFMG, professoras Eliane Marina Palhares Guimarães e Sônia Maria Soares, participarão do 2º Fórum Mulheres na Administração Universitária que acontecerá nesta semana (15 a 17), no Instituto Casa da Glória, em Diamantina. Durante o evento, organizado pelas professoras Bya Braga e Márcia Machado, diretoras da Escola de Belas-Artes e do Instituto de Geociências, respectivamente, será discutida a administração pública sob a perspectiva feminina.

Com o tema Compromissos e convívios na educação pública universitária: bem comum, pluralidade e autonomia sob a perspectiva feminina, a programação inclui grupos de trabalho e conferências da professora da UFMG Nilma Lino Gomes, que liderou o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (gestão 2015-2016), e Valéria Kemp, ex-reitora da Universidade Federal de São João del-Rei.

Durante os três dias do Fórum, as participantes terão a oportunidade de discutir assuntos caros às mulheres do meio acadêmico, que vão desde questões ambientais e sociais no convívio universitário até a visibilidade da produção científica de mulheres e sobre elas. Também serão contemplados temas como violência de gênero na administração e acolhimento de migrantes na Universidade.

As organizadoras fazem referência à Carta de Diamantina, aprovada na primeira edição do Fórum, no ano passado, para explicar que a natureza do evento “reside na percepção da potencialidade de um espaço permanente de diálogo, ainda não experimentado na UFMG, para avaliação e proposição de ações específicas concernentes à administração pública realizada por mulheres".

De acordo com o documento, a intenção não é buscar a restrição de gênero. “Ao contrário, acreditamos na igualdade social, política e econômica entre os gêneros, livre dos estereótipos e a favor da multiplicidade, da diferença e da diversidade das formas femininas de expressão.”

O evento será realizado com o apoio da Escola de Belas-Artes, do Instituto de Geociências (IGC), do Instituto Casa da Glória/IGC, da Pró-reitoria de Recursos Humanos e da Reitoria.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)