Abertas inscrições para a 21ª Jornada de Extensão da UFMG

21Jornada de extensao

O impacto na vida dos estudantes da prática extensionista, articulada de maneira transdisciplinar com a pesquisa e o ensino, vai nortear as atividades da 21ª Jornada de Extensão da UFMG, que terá como tema #tudojuntoemisturado: como integrar a extensão ao ensino e à pesquisa.

A Jornada terá atividades presenciais e on-line, incluindo oficina sobre extensão, divulgação de vídeos produzidos por estudantes, votação e escolha dos melhores trabalhos, entre outras.

Seminário
Os estudantes, bolsistas ou voluntários em extensão, podem inscrever seu vídeo até 11 de abril, por meio de formulário próprio.

Os inscritos participarão de votação pública para a escolha de três atividades que serão apresentadas durante seminário que ocorrerá presencialmente no dia 25 de maio, com início às 15h, no CAD 1, com transmissão simultânea pelo canal da Pró-reitoria de Extensão no YouTube.

No vídeo, que deverá ter no máximo três minutos de duração, o extensionista deverá apresentar a atividade, a contribuição para sua formação, a relação com o ensino e a pesquisa e o aprendizado adquirido com a comunidade.

Os vídeos deverão atender a certas especificações, como a posição horizontal e a hospedagem em plataforma on-line, como o YouTube.

A votação pelo público vai ocorrer de 19 de abril a 16 de maio. Todos os vídeos inscritos e pré-selecionados pela Câmara de Extensão serão publicados no site do evento.

Integração
A oficina, que será oferecida a todos os interessados, com três turmas de 30 vagas cada, ocorrerá de forma presencial, no campus Pampulha, nos dias 23 e 24 de maio. As inscrições devem ser feitas até 2 de maio.

A atividade – com o tema A integração da extensão com o ensino e com a pesquisa e como ela pode contribuir para a formação dos/das estudantes – será ministrada por docentes e servidores técnico-administrativos da Proex. Nela, também serão abordados os conceitos, as diretrizes e as modalidades da extensão universitária.

Sobre a Jornada
A Jornada de Extensão é um evento anual promovido pela Proex, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (Dage).

A cada ano, o evento aborda um tema relacionado às diretrizes da extensão universitária, com foco no protagonismo dos estudantes, dos professores e de integrantes das comunidades beneficiadas pelas atividades.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3215 e pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br.

(Assessoria de Comunicação da Proex)