Webinar discute desafios na comunicação com a sociedade sobre fake news e vacinas contra covid-19

Flyer site Fake News FINAL Compreender o mecanismo de disparo de notícias falsas, que se estabelece por meio dos "bots", ou robôs da internet, além dos algoritmos e das mídias sociais, pode ser o primeiro passo para deter a avalanche de desinformações que negam as evidências científicas e manipulam a opinião pública no Brasil e no mundo. Para discutir sobre essa temática, a Escola de Enfermagem da UFMG promove, no dia 15 de fevereiro, às 10 horas, o webinar “Fake news e vacinas contra a COVID-19: desafios na comunicação com a sociedade”.

O evento, que será transmitido no canal da EEUFMG no YouTube, é coordenado pela professoras do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, Deborah Carvalho Malta e Tércia Moreira Ribeiro da Silva. A programação inclui discussões sobre Fake News, Vacinas contra a Covid-19 e os desafios para a comunicação social, com a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tatiana Marins Roque, com moderação da professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Sheila Lachtim.

É gratuito e aberto ao público, mas para participar é necessário realizar a inscrição até o dia 15 de fevereiro neste link.

Fake News
As organizadoras explicaram que entende-se por fake news (notícias falsas) artigos noticiosos intencionalmente falsos, aptos a serem verificados como tal, e que podem enganar os leitores. A internet foi identificada, por uma pesquisa recente, como sendo importante barreira à vacinação. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia da Covid-19 no ano de 2020 e desde então, foram expostas situações alarmantes: desinformações e informações falsas divulgadas amplamente pelas redes acerca da vacina contra Covid-19 fazem com que grupos populacionais optem pela recusa desta. Neste sentindo, o modo de consumir e divulgar conteúdos na internet impacta diretamente na capacidade de escolha de agrupamentos na sociedade, o que contribui para redução das coberturas vacinais”.

Ainda de acordo com as professoras, embora a vacinação em massa seja uma estratégia de Saúde Pública potente, capaz de reduzir as taxas de óbitos e internações e impulsionar as atividades econômicas e sociais dos países, ainda pairam questionamentos sobre efeitos adversos e segurança das vacinas. “Desprezo pelo jornalismo tradicional, negação de evidências científicas, disseminação do ódio na era da pós-verdade e das fake news, o sonho da comunicação sem intermediações que a internet e as redes sociais pareciam anunciar transformou-se em uma realidade tão preocupante quanto perigosa, capaz de ameaçar a existência da democracia tal qual a conhecemos”.