Abertas inscrições para projetos de acessibilidade e inclusão na UFMG

propostas acessibilidadeO Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) abriu inscrições para apresentação de propostas de projetos de ensino, pesquisa e extensão destinados à promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no âmbito da UFMG. Podem participar, como proponentes, docentes e servidores técnico-administrativos em efetivo exercício.

As inscrições devem ser realizadas até as 23h59 do dia 18 de fevereiro, por formulário eletrônico, conforme orientações do edital do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa-2022).

As propostas devem priorizar a produção de novos materiais didáticos, metodologias de ensino e tecnologias assistivas, e também explicitar o impacto previsto de suas ações sobre pessoas com deficiência vinculadas à Universidade.

O prazo para pedidos de renovação de projetos em andamento também termina em 18 de fevereiro, conforme o item 4 do edital .

Bolsas para estudantes
A chamada prevê a participação de estudantes de graduação, prioritariamente com deficiência ou incluídos nas iniciativas de ações afirmativas da UFMG. O objetivo é contribuir para sua formação acadêmica e estimular o seu espírito crítico, bem como sua atuação profissional pautada na cidadania, na acessibilidade, na inclusão e na função social da educação. Serão concedias bolsas no valor de R$ 400 mensais, durante até nove meses (abril a dezembro de 2022).

As normas e o cronograma do processo estão disponíveis no edital ou e podem ser solicitadas pelo e-mail nai@ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-3927.

O Edital Pipa-2022 é organizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, em parceria com as pró-reitorias de Graduação, de Assuntos Estudantis, de Extensão e de Pesquisa da UFMG.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)