Calendário

Dezembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Campanha 'UFMG Minas Viva' arrecada doações para as vítimas das chuvas

campanhaufmgPostos instalados nos campi Pampulha e Saúde e no Espaço do Conhecimento UFMG estão recebendo doações para famílias atingidas pelas chuvas em Minas Gerais no âmbito da campanha UFMG Minas Viva, lançada nesta quinta-feira, dia 13, pela Universidade. Podem ser doados cestas básicas, água mineral, itens de higiene e limpeza, álcool em gel, máscaras, agasalhos, cobertores e roupas.

De acordo com a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, as fortes chuvas que caíram sobre o território mineiro nos últimos dias afetaram principalmente as populações mais vulneráveis, repetindo um padrão evidenciado em outras grandes tragédias e crises. “A própria pandemia de covid-19 é um exemplo disso”, ressalta a reitora. Ao lamentar o sofrimento das vítimas das chuvas em Minas Gerais, Sandra Goulart afirma que a UFMG está se engajando em um grande mutirão para minorá-lo. “Não é por acaso que a Universidade carrega ‘Minas Gerais’ em seu nome. Apesar de ser uma instituição federal, suas raízes estão aqui, e trabalhamos pelo desenvolvimento social e econômico do nosso estado”.

Sandra Goulart ressalta, ainda, que a UFMG deve oferecer mais do que sua competência técnica e científica para ajudar a solucionar os problemas do estado. "Também emprestamos nossa solidariedade às pessoas que perderam tudo com as chuvas. É hora de partilhar recursos e esforços com aqueles que mais precisam”, conclama a dirigente.

Locais de entrega
Os donativos podem ser entregues em três postos. No campus Pampulha, a base de recolhimento está montada no drive thru de vacinação contra a covid-19 (Unidade Administrativa II - Avenida Antônio Abrahão Caram, 763), das 8h às 16h30. No campus Saúde, as doações são recebidas no hall do prédio da Faculdade de Medicina (Avenida Alfredo Balena, 190), das 8h às 17h.

O terceiro posto está instalado no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários), de terça a domingo, das 12h às 17h, e sábado, das 12h às 19h. Nesse caso, a campanha está vinculada a outra iniciativa correlata organizada pelos museus e espaços culturais que compõem o circuito da Praça da Liberdade.

Beneficiários
Para definir os beneficiários das doações, a campanha baseia-se em diagnóstico sobre as comunidades vulneráveis em Minas Gerais preparado pela rede Comunidade Viva Sem Fome. O projeto atua no enfrentamento à fome e a outras vulnerabilidades agravadas pela pandemia de covid-19 nas periferias dos municípios de Minas Gerais. No ano passado, vários professores, servidores e alunos da UFMG colaboraram com o projeto por meio da campanha UFMG contra a covid-19, a fome o frio.

Segundo a professora Maria Aparecida Moura, diretora da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), vinculada à Pró-reitoria de Extensão, a campanha UFMG Minas Viva reitera a função social da Universidade – sobretudo diante da gravidade do momento, que exige respostas rápidas. Em sua avaliação, a parceria com a rede Comunidade Viva Sem Fome, por sua vez, busca qualificar a logística de distribuição das doações, que costuma ser o gargalo de campanhas do gênero.

“A campanha tem caráter emergencial, mas também o de qualificar o processo de doação, de maneira que as pessoas saibam onde doar e o que doar, e as doações, por sua vez, cheguem a quem, de fato, precisa. Da nossa parte, estamos qualificando esse recebimento, colocando a capilaridade e o alcance da Universidade a favor do processo. O objetivo é, de um lado, facilitar e agilizar a coleta e, de outro, fazer com que as doações cheguem o mais rapidamente possível àqueles que precisam, para que possamos amenizar logo toda essa situação”, argumenta a diretora.

A expectativa é que a campanha UFMG Minas Viva prossiga até 25 de fevereiro. Informações estão disponíveis no hotsite da campanha.

Em dinheiro
A iniciativa também está recebendo doações em dinheiro. Os valores podem ser depositados na conta da Agência de Iniciativas Cidadãs. Veja os dados:

Banco: 383 – Juno
Agência: 0001
Conta: 1001032997-5 (conta corrente)
Titular: Agência de Iniciativas Cidadãs
CNPJ : 02.291.981/0001-07
Chave pix: campanhaminasviva@gmail.com