Calendário

Janeiro 2022
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Webinar discute impactos e respostas à pandemia da Covid-19 em populações vulnerabilizadas

Divulgação Populações VulnerabilizadasEstão abertas, neste link, as inscrições para o webinar:“Populações vulnerabilizadas e Covid-19 no Brasil: impactos e respostas à pandemia, que acontecerá no dia 8 de fevereiro, às 10 horas, no canal da Escola de Enfermagem da UFMG no Youtube. O evento é gratuito e aberto ao público.

Coordenado pelas professoras do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EEUFMG, Deborah Carvalho Malta e Erica Dumont, o evento conta com uma programação que inclui discussões sobre os impactos, as respostas à pandemia Covid-19 nas populações vulnerabilizadas, com a enfermeira Bernadete Monteiro, mestre em Saúde Pública que atua no feminismo na luta contra violência a mulheres; o educador popular e ativista Aristênio Gomes, Integrante do grupo/projeto Movimentos: Drogas, Juventude e Favela e Samuel Silva, graduado em relações internacionais, doutor em demografia e pesquisador em estudos realizados pela Organização Pan Americana de Saúde.

De acordo com as coordenadoras, analisar e intervir sobre a pandemia não se limita a compreender o comportamento do vírus, mas sim a sua colocação em diversos contextos. “A crítica à concepção universalista de sujeitos sociais, abre espaço para a necessidade de compreender as relações com outros determinantes sociais, como os de raça, gênero, classe social, sexualidade, territórios e dinâmica social e econômica. E o conceito de sindemia lança luz sobre a necessidade de pensar a catástrofe humanitária instalada pela pandemia, bem como as respostas complexas que ela demanda”.