Calendário

Janeiro 2022
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Em mostra virtual, estudantes vislumbram universo de oportunidades aberto pela UFMG

Mostra SUA UFMGA Mostra Sua UFMG, que será realizada de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, terá programação virtual ao vivo sobre os 91 cursos de graduação ofertados pela Universidade. Estudantes de todo o Brasil e as escolas de educação básica podem se inscrever neste link.

Nesta edição, a programação virtual, que será transmitida pelo canal da UFMG no Youtube, traz muitas novidades, como a inclusão de 13 mesas para bate-papo com os representantes de todos os cursos. Essa foi uma demanda dos próprios participantes da edição anterior do evento, que registrou mais de seis mil inscritos e 33 mil acessos ao site.

“Essa é uma tentativa de, virtualmente, substituir as experiências, ofertadas nas edições presenciais (a última ocorreu em 2019, com cerca de 30 mil visitantes), quando os participantes podiam conhecer melhor cada curso e esclarecer algumas de suas dúvidas com os professores e estudantes veteranos”, relata o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Bruno Teixeira.

Além disso, serão realizadas quatro mesas virtuais com temas diversos, “relacionados à experiência de viver e construir a UFMG”, quando os visitantes serão informados pelos gestores sobre políticas de assistência estudantil, ações afirmativas e acessibilidade e inclusão, que contribuem para a inclusão e permanência dos estudantes na Universidade, como bolsas, moradia e alimentação, e receberão instruções sobre procedimentos para a matrícula. Avaliações dos cursos e a presença da UFMG em rankings e premiações também serão abordadas nas mesas.

“A Mostra Sua UFMG é um convite à sociedade brasileira para conhecer um pouco mais desse patrimônio, que é de todos, e a refletir sobre como o ensino superior transforma vidas e é imprescindível para o desenvolvimento e soberania de uma nação, e também sobre como essa Universidade é coletivamente construída e constantemente modificada por aqueles que a vivenciam”, afirma Bruno Teixeira.

Programação
A abertura da Mostra ocorrerá no dia 31 de janeiro, às 9h, com participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, da pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, e do pró-reitor adjunto Bruno Teixeira. Na sequência, os visitantes assistirão a uma apresentação cultural.

Na parte da tarde, das 14h às 15h30 e das 17h às 18h30, serão realizadas duas mesas com os representantes dos sete cursos ofertados no campus de Montes Claros, e de outros seis cursos, em Belo Horizonte.

Durante o decorrer da semana, todos os dias, às 11h e na parte da tarde, ocorrerão essas conversas com os representantes dos demais cursos de graduação da Universidade.

Na terça-feira, 1 de fevereiro, às 9h, o pró-reitor adjunto de graduação, Bruno Teixeira, fará mediação da conversa com estudantes veteranos sobre o tema Entrei no ensino superior: e agora? Segundo Bruno Teixeira, a ideia é oferecer ao público do ensino médio um pequeno vislumbre da riqueza da experiência de viver a UFMG, e como isso é relevante não somente para a formação acadêmica e profissional, mas também para a formação humana, ética e cidadã do estudante.

Algumas questões serão colocadas para debate, como: qual mudança da rotina do ensino médio para o superior, como conciliar aulas das disciplinas nas quais está matriculado com outras atividades acadêmicas, a exemplo de estágios, projetos de pesquisa e extensão e como traçar uma trajetória acadêmica diante da possibilidade de flexibilização do currículo oferecida pela UFMG.

Na quarta, 2 de fevereiro, às 10h, os futuros candidatos poderão se informar sobre os processos seletivos de ingresso e o registro dos candidatos aprovados, durante a mesa A Universidade é para você.

No penúltimo dia da Mostra, durante todo o dia, os visitantes continuarão as conversas com os representantes de cada curso.

Para encerrar o evento, na sexta-feira, às 17h, a mesa Pergunte ao veterano: o que a UFMG te proporcionou? reunirá egressos da UFMG que se destacaram no mercado de trabalho ou em suas áreas de atuação.

Plataforma permanente
A plataforma virtual, que tem caráter permanente, agrega-se à Mostra para atender à demanda dos próprios estudantes, especialmente de outros estados brasileiros, que durante o ano buscam informações sobre o ensino de graduação na Universidade.

No site estão disponíveis informações como as formas de ingresso, os programas de apoio à assistência e permanência estudantil, saúde mental, formação transversal e complementar, intercâmbios e estágios.

Para esta edição da Mostra, muitas novidades serão acrescentadas em breve ao site, como motion graphics com informações dos cursos, narrativas de professores, de servidores técnico-administrativos e de estudantes egressos sobre suas lembranças relacionadas à UFMG, além de um passeio imersivo à galeria do saguão da Reitoria, com exposição virtual de quadros artísticos e esculturas 3D de prédios da Universidade.
(Centro de Comunicação da UFMG)