Janeiro 2022

Em mostra virtual, estudantes vislumbram universo de oportunidades aberto pela UFMG

Mostra SUA UFMGA Mostra Sua UFMG, que será realizada de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, terá programação virtual ao vivo sobre os 91 cursos de graduação ofertados pela Universidade. Estudantes de todo o Brasil e as escolas de educação básica podem se inscrever neste link.

Nesta edição, a programação virtual, que será transmitida pelo canal da UFMG no Youtube, traz muitas novidades, como a inclusão de 13 mesas para bate-papo com os representantes de todos os cursos. Essa foi uma demanda dos próprios participantes da edição anterior do evento, que registrou mais de seis mil inscritos e 33 mil acessos ao site.

“Essa é uma tentativa de, virtualmente, substituir as experiências, ofertadas nas edições presenciais (a última ocorreu em 2019, com cerca de 30 mil visitantes), quando os participantes podiam conhecer melhor cada curso e esclarecer algumas de suas dúvidas com os professores e estudantes veteranos”, relata o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Bruno Teixeira.

Além disso, serão realizadas quatro mesas virtuais com temas diversos, “relacionados à experiência de viver e construir a UFMG”, quando os visitantes serão informados pelos gestores sobre políticas de assistência estudantil, ações afirmativas e acessibilidade e inclusão, que contribuem para a inclusão e permanência dos estudantes na Universidade, como bolsas, moradia e alimentação, e receberão instruções sobre procedimentos para a matrícula. Avaliações dos cursos e a presença da UFMG em rankings e premiações também serão abordadas nas mesas.

“A Mostra Sua UFMG é um convite à sociedade brasileira para conhecer um pouco mais desse patrimônio, que é de todos, e a refletir sobre como o ensino superior transforma vidas e é imprescindível para o desenvolvimento e soberania de uma nação, e também sobre como essa Universidade é coletivamente construída e constantemente modificada por aqueles que a vivenciam”, afirma Bruno Teixeira.

Programação
A abertura da Mostra ocorrerá no dia 31 de janeiro, às 9h, com participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, da pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, e do pró-reitor adjunto Bruno Teixeira. Na sequência, os visitantes assistirão a uma apresentação cultural.

Na parte da tarde, das 14h às 15h30 e das 17h às 18h30, serão realizadas duas mesas com os representantes dos sete cursos ofertados no campus de Montes Claros, e de outros seis cursos, em Belo Horizonte.

Durante o decorrer da semana, todos os dias, às 11h e na parte da tarde, ocorrerão essas conversas com os representantes dos demais cursos de graduação da Universidade.

Na terça-feira, 1 de fevereiro, às 9h, o pró-reitor adjunto de graduação, Bruno Teixeira, fará mediação da conversa com estudantes veteranos sobre o tema Entrei no ensino superior: e agora? Segundo Bruno Teixeira, a ideia é oferecer ao público do ensino médio um pequeno vislumbre da riqueza da experiência de viver a UFMG, e como isso é relevante não somente para a formação acadêmica e profissional, mas também para a formação humana, ética e cidadã do estudante.

Algumas questões serão colocadas para debate, como: qual mudança da rotina do ensino médio para o superior, como conciliar aulas das disciplinas nas quais está matriculado com outras atividades acadêmicas, a exemplo de estágios, projetos de pesquisa e extensão e como traçar uma trajetória acadêmica diante da possibilidade de flexibilização do currículo oferecida pela UFMG.

Na quarta, 2 de fevereiro, às 10h, os futuros candidatos poderão se informar sobre os processos seletivos de ingresso e o registro dos candidatos aprovados, durante a mesa A Universidade é para você.

No penúltimo dia da Mostra, durante todo o dia, os visitantes continuarão as conversas com os representantes de cada curso.

Para encerrar o evento, na sexta-feira, às 17h, a mesa Pergunte ao veterano: o que a UFMG te proporcionou? reunirá egressos da UFMG que se destacaram no mercado de trabalho ou em suas áreas de atuação.

Plataforma permanente
A plataforma virtual, que tem caráter permanente, agrega-se à Mostra para atender à demanda dos próprios estudantes, especialmente de outros estados brasileiros, que durante o ano buscam informações sobre o ensino de graduação na Universidade.

No site estão disponíveis informações como as formas de ingresso, os programas de apoio à assistência e permanência estudantil, saúde mental, formação transversal e complementar, intercâmbios e estágios.

Para esta edição da Mostra, muitas novidades serão acrescentadas em breve ao site, como motion graphics com informações dos cursos, narrativas de professores, de servidores técnico-administrativos e de estudantes egressos sobre suas lembranças relacionadas à UFMG, além de um passeio imersivo à galeria do saguão da Reitoria, com exposição virtual de quadros artísticos e esculturas 3D de prédios da Universidade.
(Centro de Comunicação da UFMG)