Calendário

Oficina discute propostas metodológicas e experiências de melhoria das estimativas de mortalidade no Brasil

Oficina garbage code Entre os dias 17 e 20 de janeiro, será realizada a oficina on-line “Propostas metodológicas de redistribuição de óbitos por causas garbage e outros desafios para a melhoria das estimativas de mortalidade no Brasil”. O evento de extensão, coordenado pela professora da Escola de Enfermagem da UFMG Deborah Carvalho Malta, é gratuito, aberto ao público e será realizado na plataforma Zoom. As vagas estão esgotadas.

A professora Deborah Malta explica que pesquisadores da UFMG vêm fomentando e liderando o debate e o desenvolvimento de métodos de redistribuição de códigos garbage (CG) no país, que se referem a códigos da classificação internacional de doenças que não poderiam ser atribuídos como causas básicas de óbito, ou que denotariam causas inespecíficas e seriam, portanto, pouco úteis para informar o gestor em Saúde Pública. Desse modo, impactariam negativamente a orientação de políticas públicas de vigilância e prevenção de óbitos. 

“A atribuição de códigos garbage é muito frequente, podendo corresponder entre 20 a 40% das causas de morte. As propostas já aplicadas em análises técnico-científicas são desafiadoras e carecem de debate pelos pares e de aprimoramentos para que possam se consolidar como instrumento de apoio à produção de informação mais precisa. Adicionalmente, o debate sobre a redistribuição de causas garbage entre óbitos por doenças transmissíveis, maternas, neonatais e nutricionais precisa ser iniciado, o que demandará a mobilização de atores e o debate qualificado de aspectos fundamentais à elaboração de algoritmos, considerando-se esse grupo específico de causas. A discussão em torno da redistribuição de CG e de outras estratégias de melhoria da qualidade das estimativas de mortalidade assume novos e ainda mais desafiadores contornos após a pandemia de Covid-19, ao que a articulação de saberes entre a comunidade técnico-científica se torna premente”, ressalta Deborah.

O evento tem como público-alvo docentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem da UFMG e da pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG, pesquisadores internos e externos à UFMG de diferentes áreas disciplinares, consultores e referências técnicas do Ministério da Saúde e de organizações não governamentais interessados na temática.
Confira abaixo a programação:
17 de janeiro - 16h às 18h
Abertura
• Deborah Carvalho Malta (EEUFMG)
• Giovanny França (DASNT/SVS/Ministério da Saúde)
Grupo de trabalho 1 (GT1) - Proposta metodológica de redistribuição de óbitos por causas garbage entre óbitos por causas externas.
• Apresentação da proposta de redistribuição - Renato Azeredo Teixeira
• Intervenção - Elisabeth Barboza França (UFMG) e Lenice Harumi Ishitani
• Discussão e encaminhamentos
Coordenadora do GT1: Deborah Carvalho Malta (EEUFMG)

18 de janeiro - 16h às 18h
Grupo de trabalho 2 (GT2) - Proposta metodológica de redistribuição de óbitos por causas garbage entre óbitos por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
• Apresentação da proposta de redistribuição – Renato Azeredo Teixeira
• Intervenção - Elisabeth Barboza França (UFMG) e Lenice Harumi Ishitani
• Discussão e encaminhamentos
Coordenadora do GT2: Deborah Carvalho Malta (EEUFMG)

19 de janeiro - 16h às 18h
Grupo de trabalho 3 (GT3) - Elementos para uma proposta de redistribuição de óbitos por causas garbage entre óbitos por doenças transmissíveis, causas maternas, infantis e nutricionais.
• "Estimativas de morte materna: correção dos óbitos do SIM a partir de dados da investigação" - Denise Porto (Ministério da Saúde)
• Intervenção - Raquel Barbosa (Ministério da Saúde)
• Discussão e encaminhamentos
Coordenadora do GT3: Celia Landmann Szwarcwald (ICICT/Fiocruz)

20 de janeiro - 16h às 18h
Grupo de trabalho 4 (GT4) – Experiência brasileira de melhoria da qualidade da informação sobre mortalidade: reclassificação de óbitos no período da pandemia de COVID-19.
• Apresentação da experiência: Maria de Fátima Marinho de Souza (Vital Strategies) e Elisabeth Barboza França (UFMG)
• Discussão e encaminhamentos
Coordenadora do GT4: Ana Maria Nogales Vasconcelos (UnB)
Encerramento e encaminhamentos
• Deborah Carvalho Malta (EEUFMG)
• Giovanny França (DASNT/SVS/Ministério da Saúde)