Calendário

Dezembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Professora da Enfermagem organiza e-book sobre estratégias de vacinação contra a Covid-19 no Brasil

E8 VACINASNo dia 2 de dezembro, às 19h30, será realizado o lançamento do e-book “Estratégias de vacinação contra a Covid-19 no Brasil: capacitação de profissionais e discentes de enfermagem”, organizado pela professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, Tércia Moreira Ribeiro da Silva e pela professora da Universidade de Brasília, Maria da Glória Lima. O evento acontecerá no canal da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional) no YouTube.

De acordo com a professora Tércia, o e-book tem como objetivos: abordar a imunoprevenção da Covid- 19 no Brasil; divulgar informações, com evidências científicas, sobre a vacinação contra a doença; reduzir o impacto das fake news sobre a imunoprevenção contra a Covid, bem como contribuir com a qualificação e atualização dos profissionais e discentes de saúde que serão responsáveis pela imunização da população.

O livro conta com treze capítulos coordenados por enfermeiros com expertise na temática, quarto foram coordenados pelas professoras da EEUFMG Fernanda Batista, Fernanda Penido, Sheila Lachtim e Sônia Soares e contam como co-autores docentes, discentes de pós-graduação e profissionais vinculados à UFMG. Além disso, há participação de profissionais e docentes da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Federal de Santa Catarina, Escola Superior de Ciências da Saúde-ESA, FIOCRUZ, Universidade de Brasília, Escola de Enfermagem de Manaus, Universidade Federal do Amazonas, Instituto Butantan, Universidade de Brasília e Coordenação da Área de Imunização do Projeto Xingu.

O e-book é gratuito e ficará disponível nos sites da ABEn Nacional e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). “Esperamos alcançar enfermeiros e discentes de enfermagem que estão nas salas de vacinas de todo o Brasil e que são responsáveis pela imunização da população contra a Covid-19”, enfatiza Tércia Moreira.