Calendário

Boas práticas no cuidado do recém-nascido prematuro são discutidas em ciclo de debates

Hoje, 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade, criado para chamar atenção de um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, mais de 12% dos nascimentos acontecem antes da gestação completar 37 semanas. Pensando nisso, nos dias 09, 23 e 30 de novembro, o Hospital das Clínicas da UFMG/ Ebserh, em parceria com a Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres (LAICCAM) e com a Escola de Enfermagem da UFMG promovem o 1º Ciclo de debates sobre boas práticas no cuidado do recém-nascido prematuro. O evento tem como objetivo promover atualização científica e compartilhamento de experiências entre profissionais e estudantes da equipe multidisciplinar da Unidade de Cuidados Progressivos Neonatais e Maternidade do Hospital das Clínicas da UFMG.

exposição HCExposição fotográfica realizada no Hall de entrada do Hospital das Clínicas

A professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, Juliana de Oliveira Marcatto, uma das organizadoras do evento, explica que os problemas da prematuridade vão além do baixo peso, o prematuro necessita de cuidados intensivos devido à sua imaturidade fisiológica, o que aumenta em três vezes o risco de morte e sequelas futuras para sua vida adulta. Ela lembra que a equipe multiprofissional é essencial no manejo das condições clínicas e da família que tem um bebê prematuro, malformado ou criticamente enfermo. “Durante a gestação, as famílias criam um filho imaginário que gera expectativas durante a gestação, entretanto, com o nascimento, as expectativas precisam ser redirecionadas, principalmente entendendo que muitos destes bebês necessitam de internação na Unidade Neonatal. Dessa forma, um grupo de profissionais da Unidade de Cuidados Progressivos Neonatais e Maternidade do Hospital das Clínicas, professores da disciplina de Enfermagem da Criança e do Adolescente da Escola de Enfermagem da UFMG e a Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres (LAICCAM) entenderam que seria importante organizar um evento para dar visibilidade e promover atualização científica de profissionais e estudantes sobre temas relevantes ao cuidado qualificado desta população, considerando as principais demandas das unidades assistenciais”.

Segundo a subcoordsnadora do evento e enfermeira da Unidade de Cuidados Progressivos Neonatais do  HC, Ellen Cristina Vargas Oliveira, os debates buscam atualizar o público-alvo quanto às práticas baseadas em evidências para assistência ao neonato durante seus eixos de atendimento, pré-natal, parto, nascimento e internação; discutir a ação multiprofissional em prol do cuidado com neonato e sua família e incentivar produção científica na área e participação de profissionais, alunos de graduação e de pós-graduação.

O evento está sendo realizado por meio da plataforma Microsoft Teams e as inscrições podem ser feitas neste link.
Confira abaixo a programação para o próximo evento:

23/11/21
14h-15h: Acolhimento ao luto gestacional e neonatal: fundamentos e relato de experiência
Palestrantes: Lilia Embiruçu, Jade Forechi e a mediadora Juliana Marcatto
15h-16h: Manipulação mínima no cuidado do prematuro - Boas práticas no cuidado ao RN na unidade neonatal
Palestrantes: Maria Luiza Friche, Eline Peixoto e a mediadora Renata Brasileiro