Calendário

Janeiro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Inscrições abertas para o curso on-line “Estudo de Carga Global de Doenças”

CURSO GBD Estão abertas as inscrições para o curso on-line gratuito “Estudo de Carga Global de Doenças (GBD)”, versão autorizada e traduzida para o português pela equipe da Rede GBD Brasil do curso original produzido pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) da Universidade de Washington – EUA. Além do conteúdo traduzido, o curso conta com um estudo de caso adicional sobre a carga das doenças cardiovasculares no Brasil.

É destinado a estudantes, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores com conhecimentos sobre epidemiologia do Brasil e de países de língua portuguesa e tem como objetivos fornecer uma visão geral do estudo de Carga Global de Doenças (GBD), bases metodológicas e empíricas para quantificar a carga da doença em níveis subnacionais, nacionais e global e oferecer oportunidades interativas para usar e explorar os resultados do estudo.

O curso GBD em português é um dos produtos do projeto “Análise dos anos de vida perdidos por morte prematura ou vividos com incapacidade no Brasil”, realizado pela Rede GBD Brasil, que é coordenada pelos professores Deborah Malta e Antonio Ribeiro, da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, respectivamente, e conta com pesquisadores de diversas universidades brasileiras, em parceria com o Ministério da Saúde.

Tem carga horária estimada de 15 horas, é autoinstrutivo e as inscrições podem ser feitas neste link até 30 de março de 2022. São 19 módulos com vídeos, textos explicativos e exercícios, a fim de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos sobre principais métricas e as estratégias analíticas usadas no estudo. O curso também possibilita explorar os resultados do estudo GBD sobre a carga de doenças em todo o mundo por meio de ferramentas de visualização e exemplos de como traduzir as evidências em ação.