UFMG Talks debate as perspectivas da variante Delta e os impactos da pandemia na vida dos adolescentes

ufm talks agostoApesar do avanço na vacinação em todo o mundo, o aumento de casos por contaminação por covid-19 em países como Israel, Reino Unido, Estados Unidos, China e Indonésia desafia os cientistas. Quais as perspectivas futuras da pandemia em todo o mundo? Quanto tempo durará e quais impactos trará? O tema será abordado na próxima edição do UFMG Talks em casa, do dia 26 de agosto, às 19h. No evento, os pesquisadores Renan Pedra e Deborah Malta conversam sobre as perspectivas da variante Delta e os impactos da pandemia nos adolescentes.

Alpha, Beta, Gama, Delta: as letras do alfabeto grego também dão nome às novas variantes do Sars-CoV-2, o vírus que provoca a covid-19. A Delta, especificamente, está em evidência, e muito se questiona se ela conduzirá a uma nova onda da covid-19 no Brasil. Renan Pedra abordará o assunto e contará sobre sua atuação na identificação de variantes do novo coronavírus. Professor do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG, ele é coordenador do Laboratório de Biologia Integrativa.

Já Deborah Malta falará sobre seu estudo ConVid Adolescentes, realizado em parceria com a Fiocruz. Afinal, a possibilidade de retorno de medidas sanitárias mais restritivas no momento de retorno semipresencial das escolas chama a atenção para um outro grave problema ocasionado pela pandemia: o impacto da pandemia na saúde física e mental das crianças e adolescentes. Quase metade dos adolescentes brasileiros relatam preocupação, nervosismo, mau humor e um alto nível de sedentarismo. Deborah Malta é pediatra e professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da UFMG.

O UFMG Talks em casa é transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição
Renan Pedra atua na área de Medicina de Precisão com ênfase em Farmacogenética, Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular. É graduado em Ciências Biológicas, Estatística e Sistemas de Informação. Possui doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular e realizou dois estágios pós-doutorais na área de Medicina Personalizada no Canadá e nos Estados Unidos. É coordenador do Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG onde trabalha na identificação de variantes do novo coronavírus.

Deborah Malta possui experiência em Saúde Coletiva, atuando nas áreas de epidemiologia, vigilância de doenças crônicas não transmissíveis, vigilância de acidentes e violências, promoção da saúde, avaliação de serviços e saúde suplementar. É graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e possui residência em Pediatria e Medicina Social. Concluiu mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp e possui pós-doutorado pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Compõe o comitê científico do Global Burden of Disease (GBD) em Seattle, nos Estados Unidos, e coordena o Grupo de Pesquisa do GBD Brasil e o Observatório de Doenças e Agravos Não Transmissíveis.

Sobre o UFMG Talks
Da arte à física quântica. Das vacinas aos impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por mês, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).
(Com Centro de Comunicação da UFMG)