Calendário

Outubro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Projeto busca formar lideranças para a melhoria da gestão de leitos no contexto da pandemia da Covid-19

Com o objetivo de desenvolver lideranças para a implementação de melhorias no processo de gestão de leitos no contexto da pandemia pelo Covid-19 em hospitais da região afetada pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, professores e estudantes Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promovem capacitação e desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

O projeto, que conta com apoio do Ministério Público do Trabalho e da Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto, é oriundo de um acordo interinstitucional de extensão em interface com a pesquisa para promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e enfrentamento à pandemia da covid-19 por hospitais da região afetada pelo rompimento da barragem.

Monsenhor HortaO Hospital Monsenhor Horta, de Mariana, já aderiu ao projeto
Foto: Arquivo do HMH

Na UFMG, as professoras Carolina da Silva Caram e Meiriele Tavares Araújo, do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem, são as responsáveis pelo projeto. Segundo elas, a metodologia utilizada será organizada em três etapas: Formação de liderança; Implementação de melhorias de processo por meio do Lean healthcare (metodologia para agregar valor aos processos, reduzir desperdícios e promover a melhoria contínua) e Desenvolvimento tecnológico.

As atividades são gratuitas e destinadas à hospitais que foram afetados direta ou indiretamente pelo rompimento da barragem do Fundão, Mariana. O projeto iniciará no 2º semestre de 2021 com duração de um ano.

De acordo com a coordenação do projeto, até o momento, seis hospitais já aderiram: Hospital Monsenhor Horta (Mariana); Hospital Márcio Cunha (Ipatinga); Hospital São José e São Camilo (Aimorés); Hospital Jaques Gonçalves Pereira (Belo Oriente); Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo) e Hospital Municipal de Governador Valadares (Governador Valadares).

O projeto ainda está recebendo adesão de novos hospitais. Para participar é preciso em contato com a equipe responsável pelo e-mail projetoliderancas@ufop.edu.br para assinatura do termo de adesão. Mais informações no site do projeto e no perfil no Instagram.