Calendário

Webconferência aborda assistência de enfermagem na saúde do idoso”

web solange vivianeO Projeto Telenfermagem da EEUFMG realizou no dia 4 de agosto a webconferência “Assistência de enfermagem na saúde do idoso” para os municípios de Minas Gerais cadastrados pelo Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes. O tema foi abordado pela enfermeira do serviço de Geriatria/Gerontologia e preceptora da residência multiprofissional do HC, Viviane Rodrigues Jardim.

A enfermeira fez considerações quanto ao envelhecimento, enquanto um processo natural e os aspectos relacionados à capacidade homeostática do envelhecimento, assim como cada organismo é afetado de formas diferentes durante o envelhecimento, ou seja a heterogeneidade do envelhecimento.

Ela ressaltou a importância do enfermeiro em entender a heterogeneidade do envelhecimento a fim de estruturar o atendimento que se aplique ao envelhecimento de cada idoso. Destacou, ainda, a importância de identificar e classificar o idoso quanto ao seu fenótipo de fragilidade, que se divide em três: Robusto, pré-frágil e frágil.

As diferentes estratégias para o atendimento do idoso pré-frágil e frágil também foram pontuadas. Explicou como tornar mais efetividade a consulta de enfermagem. Deixando claro a importância de uma boa avaliação e da utilização de teorias de enfermagem para fundamentar e direcionar o cuidado.

Viviane reforçou também sobre as complexidades da saúde do idoso e da multiplicidade de fatores que afetam o envelhecer e a importância da atuação da enfermagem e da própria rede de apoio que o idoso pode usufruir.