Seminário aborda Gestão do Trabalho em Saúde

Promover o intercâmbio de conhecimento sobre a gestão do trabalho em saúde na perspectiva interdisciplinar em relação à articulação entre políticas e práticas de gestão de pessoas para o desenvolvimento de competências profissionais em processos de acreditação dos serviços de saúde. Este foi o objetivo do seminário realizado no dia 17 de agosto, na Escola de Enfermagem da UFMG, que contou com a presença de discentes e docentes de cursos da EEUFMG e outras instituições de ensino e profissionais de saúde.

De acordo com a professora do curso de Gestão de Serviços de Saúde e coordenadora do evento, Fátima Ferreira Roquete professora, o seminário está na 4ª edição e os temas abordados são identificados por meio das sugestões recebidas dos participantes, via o levantamento das opiniões que é realizado ao final de cada evento. “Além dessa fonte, contamos com as necessidades que são identificadas por nós professores no cotidiano do trabalho, tanto em sala de aula, quanto nos campos de estágio dos alunos. Assim, a relevância do evento está em atender necessidades de reflexões e aprendizagem manifestadas pelos alunos e comunidade em geral”, enfatizou.

Fátima Roquete destacou, ainda, que ao articular a teoria e as práticas de serviços de saúde sobre a temática central do evento, cria-se uma rica oportunidade de reflexão e contato dos alunos com a realidade das organizações de saúde, em especial, porque muitas delas são referências em Minas Gerais e no Brasil, como, por exemplo, do Hospital das Clínicas da UFMG.

Fátima Roquete1Ana Cláudia Mendes (UNIMED-BH); professora Fátima Roquete; Fernanda Martins Sobrinho (Gestora de Serviços de Saúde) e Tatiane Batista (coordenadora da Unidade de Gestão da Qualidade e do Risco- HC/UFMG)

Durante o evento, foi realizado também um mini-curso sobre a gestão de pessoas e a mudança organizacional em serviços de saúde realizado por meio de exposição dialogada. “A acreditação de serviços de saúde é uma desafiadora mudança organizacional. Em processos de mudança, as pessoas que trabalham na organização são elementos-chave, merecendo, portanto, atenção especial”, ressaltou a professora.

Derli Batista da Silva, superintendente regional de Governador Valadares da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, participou do evento e destacou que o conteúdo apresentado tem muito a agregar em sua rotina de trabalho. “Somos responsáveis por uma equipe que cuida de 50 municípios, abrange mais de 400 instituições de saúde e mais de 667 mil habitantes, se cuidarmos bem dos processos de trabalho, compreenderemos melhor as questões organizacionais e, gerindo bem os nossos recursos, conseguiremos efetivar uma gestão de saúde de qualidade, que é o nosso objetivo”, pontuou.

DSC 0819Tatiana Santiago, Derli Batista e Valdirene Oliveira, da superintendência regional de Governador Valadares