Chamada apoia projetos que valorizam protagonismo estudantil e ações afirmativas

exposição docencia negraO protagonismo dos estudantes, a valorização das ações afirmativas e a mobilização daqueles que entraram na UFMG a partir do primeiro semestre de 2020 são princípios que regem a nova chamada da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). O objetivo é incentivar ações de natureza técnica, científica, artística, cultural e educacional, concebidas e realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação. Servidores técnicos e docentes poderão participar como orientadores.

A chamada de Apoio a Projetos de Permanência de Estudantes prevê que as propostas sejam apresentadas individualmente ou em grupos – neste caso, de pelo menos três pessoas. A coordenação tem que ser necessariamente de um graduando. Os projetos individuais receberão financiamento de R$ 500, e os coletivos, de R$ 1.500. Por causa da pandemia, as atividades selecionadas deverão ser realizadas virtualmente ou seguindo estritamente as medidas de biossegurança estabelecidas pela UFMG. E deverão ter caráter público e gratuito.

Serão selecionados até 40 propostas individuais e 30 coletivas. As vagas serão reservadas na proporção de 50% para estudantes assistidos pela Fump, 30% para aqueles que ingressaram em 2020 ou 2021 e 20% para projetos que proponham reflexões sobre relações de gênero, raça, etnicidade, sexualidade, inclusão de pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua ou em privação de liberdade.

A diretora de Políticas de Ações Afirmativas da Prae, Danielle Roberta, destaca que uma das finalidades principais da nova chamada é provocar a elaboração de propostas inovadoras que visem à transformação positiva da sociedade. “Além disso, queremos estimular a participação acadêmica de estudantes que ainda se sentem sem visibilidade no ambiente universitário. Trata-se de uma iniciativa em favor da pluralidade, da permanência dos estudantes e do aproveitamento da potência das experiências de cada um deles”, afirma.

A professora Marcia Lousada, à frente da Diretoria de Políticas de Apoio a Projetos de Estudantes da Prae, lembra a importância de conhecer, por meio das propostas que serão submetidas à chamada, “a universidade que esses jovens querem encontrar e, mais que isso, ajudar a construir”. Ela salienta também a preocupação de incluir os estudantes que ainda não frequentaram os campi, por causa das restrições de proteção contra a covid-19. “Acreditamos que essa iniciativa da Prae terá o papel de mobilizar os novos alunos a se articular e a conviver, ainda que a distância. Para todos os estudantes, é uma oportunidade de treinar a expressão de seus desejos e participar de uma iniciativa acadêmica mais ampla e certamente muito rica.”

As inscrições deverão ser feitas até 26 de julho, por meio de formulário próprio, e os resultados serão divulgados a partir de 17 de agosto. O prazo final para a conclusão das atividades é o dia 20 de dezembro de 2021. Outras informações estão na chamada Prae 01/2121, que pode ser encontrada no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)