Materiais do Ministério da Saúde sobre alimentação adequada e saudável serão lançados em Belo Horizonte para comemorar o Dia do Nutricionista

Em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, o Colegiado de Graduação em Nutrição e a Pós-Graduação em Nutrição e Saúde promovem, no dia 2 de setembro, às 14 horas, no salão nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, o lançamento de sete materiais sobre alimentação adequada e saudável elaborados em parceria entre a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DAB/SAS/MS) e o Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição – GIN da Escola de Enfermagem da UFMG, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/Brasil). As publicações foram apresentadas pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, no dia 7 de julho, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, e serão lançadas na capital mineira com a presença da coordenadora nacional de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa de Oliveira, que também vai proferir uma conferência sobre promoção da alimentação adequada e saudável na Atenção Básica à Saúde.

A professora do Departamento de Nutrição da EEUFMG, Aline Cristine Souza Lopes, que coordenou a elaboração dos materiais, ressalta a importância. “Eles foram criados objetivando disponibilizar aos profissionais de saúde e demais interessados ações de promoção da alimentação adequada e saudável, pautadas em evidências científicas e aplicáveis na realidade dos serviços de saúde. Para isto, a equipe de pesquisa da UFMG contou com importante participação de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e do Ministério da Saúde. Ela enfatizou, ainda, que apesar dos avanços da ciência para conhecer os efeitos benéficos de uma alimentação saudável, ainda é crescente a epidemia de obesidade e demais doenças crônicas no mundo. “Materiais como este poderão contribuir para aprimorar as ações desenvolvidas na Atenção Básica e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida e de saúde da população.”

Sobre a parceria entre a UFMG e o Ministério da Saúde, Aline destacou a integração de objetivos e o alinhamento com as diretrizes nacionais de alimentação e nutrição, propostas no Guia Alimentar para a População Brasileira. “Já estamos trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde há alguns anos, sempre em iniciativas que contribuam para a qualificação da promoção da alimentação adequada e saudável no âmbito do SUS. Estes materiais são um ótimo exemplo de uma parceria bem sucedida entre Universidade-Serviço de Saúde-Gestão”, ressaltou.

O evento é gratuito e as inscrições serão feitas no local.

Materiais lançados:
Instrutivo: metodologia de trabalho em grupos para ações de alimentação e nutrição na atenção básica
Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição - material de apoio para profissionais de saúde
Na cozinha com as frutas, legumes e verduras
Folder - Tenha mais atenção com a alimentação em seu dia a dia
Folder - Obstáculos para uma alimentação adequada e saudável
Folder - Habilidades culinárias