Alunos que vão atuar no polo de vacinação contra Covid-19 na Escola de Enfermagem participam de capacitação

capacitacao eeOs alunos dos cursos da área da saúde da UFMG que vão atuar no polo de vacinação contra Covid-19 na Escola de Enfermagem da UFMG, a partir da próxima segunda-feira, 28 de junho, estão participando de capacitação teórico-prática. O objetivo é  possibilitar contato e treino com as atividades necessárias para o desenvolvimento da campanha: acolhimento da população, triagem, cadastro e registro de doses, administração da vacina e orientações sobre cuidados pós vacinação.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, professora Sheila Aparecida Ferreira Lachtim, além de capacitar para as atividades citadas, também é um momento de fortalecer o grupo como equipe e possibilitar o contato entre estudantes e professores com os cuidados recomendados de distanciamento social.

Ela explica que o projeto conta com a participação de professoras dos três departamentos de enfermagem da EUFMG: Juliana de Oliveira Marcatto, Lívia Cozer Montenegro, Janaina Soares, Teresa Cristina da Silva Kurimoto, Solange Cervinho Bicalho Godoy e Tânia Couto Machado Chianca. “A capacitação teve início no dia 22 de junho com uma aula síncrona que contou com a participação da diretora da Escola, professora Sônia Maria Soares e as professoras da comissão organizadora. Nos dias 23 e 24 de junho, foram organizadas estações para as atividades de administração de imunobiológicos e registro das doses no sistema da prefeitura nos espaços da sala de informática e do laboratório de enfermagem. Cada grupo contou com a participação de até no máximo seis alunos divididos em dois períodos da manhã e tarde e em quatro salas diferentes, totalizando duas horas de capacitação por grupo”, relata Sheila.

O aluno do 9º período do curso de Enfermagem, Fernando Ferreira Dias, está participando do projeto de extensão e afirmou que acredita muito na UFMG como espaço de construção do conhecimento científico. “Realizar a campanha de vacinação aqui é promover a extensão do mais alto padrão do cuidado de enfermagem para a comunidade. Ter a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos da graduação neste momento de crise sanitária pela covid-19, me comove e convoca mais do que nunca pela Enfermagem, Ciência, Educação e Vacinação. Há uma crise política e sanitária em nosso país e milhões de vidas estão sendo afetadas e perdidas. Já não nos cabe a indecisão. Precisamos nos posicionar. Neste momento, me coloco com meus colegas e professores, juntamente da EEUFMG ao lado da ciência e das vacinas, por vida e saúde”.

Ele enfatiza, ainda, que a capacitação foi crucial para conhecer em profundidade cada imunobiológico, suas particularidades, como agem no organismo, armazenamento e administração adequada. “Além disso, aprendemos também sobre a dinâmica que será realizada no dia, a estrutura física e recursos que teremos à disposição no polo de vacinação. Igualmente, conhecer e nos aprimorar junto aos colegas e professores que irão trabalhar na campanha, antes de iniciarmos os atendimentos, aumenta nossa confiança e vínculo de equipe, reverberando em uma assistência humanizada, zelosa e com mínimas intercorrências”, ressaltou Fernando Dias.