Impactos da pandemia na longevidade é o tema do próximo UFMG Talks

whats UFMGtalksEstudos recentes indicam que a pandemia de covid-19 reduziu a expectativa de vida do brasileiro em quase dois anos em 2020, retornando ao patamar de 2013. Foi a primeira vez desde 1945 que este índice recuou no Brasil. E em cidades como o Rio de Janeiro e Porto Alegre, por exemplo, o número de óbitos superou o número de nascimentos em 2020. Para conversar sobre os impactos da pandemia na longevidade da população brasileira, a próxima edição do UFMG Talks em casa recebe os pesquisadores Cássio Turra, da Demografia, e Sandhi Barreto, da Medicina Preventiva. O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 24 de junho, às 19h.

Os professores debatem também o recente adiamento para 2022 do Censo Demográfico do IBGE, que poderá trazer sérios impactos ao acompanhamento dessa grave mudança de realidade. Além da estrutura etária, o número de óbitos pela covid-19 também é impactado por variáveis como a densidade populacional, as condições sanitárias, o acesso a serviços de saúde e desigualdades econômicas.

O UFMG Talks em casa é transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados
Professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFMG, Sandhi Barreto se dedica ao estudo das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e seus determinantes, em particular doenças cardiovasculares e a contribuição das adversidades sociais ao longo da vida na incidência e progressão dessas doenças. Possui graduação em Medicina e especialização em Medicina Preventiva, pela UFMG. Concluiu o mestrado e o doutorado em Epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, na Inglaterra. E fez pós-doutorado em Saúde Pública no Department of Chronic Diseases & Health Promotion da Organização Mundial de Saúde, em Genebra. É coordenadora do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA Brasil) em Minas Gerais e editora associada da Revista de Saúde Pública.

Professor do Departamento de Demografia da UFMG, Cássio Turra atua nas áreas de demografia econômica, métodos demográficos, mortalidade e saúde adulta. É graduado em Economia e possui mestrado em Demografia, ambos pela UFMG. Concluiu o doutorado em Demografia na University of Pennsylvania, nos Estados Unidos. E foi pesquisador associado no Office of Population Research, na Princeton University. Trabalhou no Bank of Boston e na Procter & Gamble, foi Diretor do Cedeplar e presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Atualmente, é presidente do Conselho Curador da Fundação Ipead, da UFMG, e membro titular da Comissão Consultiva do Censo Demográfico 2021.

Sobre o UFMG Talks
Da arte à física quântica. Das vacinas aos impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por mês, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

(Assessoria de Imprensa da UFMG)