Atividade sobre feridas e estomas está entre as vencedores do concurso da 20ª Jornada de Extensão

A atividade “Observatório de Estomaterapia: feridas e estomas”, de autoria da aluna do curso de Enfermagem Laura Ellen França Soares, está entre as vencedoras do concurso que visou selecionar os trabalhos extensionistas para apresentação na 20ª Jornada de Extensão da UFMG. O concurso teve participação de 5.667 votantes, que registraram três atividades de sua preferência. O da Laura França foi o vídeo com mais votos, 481.

Jornada de extensão ufmgAssista aqui o vídeo.

Paulo Freire preconizava uma educação libertadora e transformadora e que seus pensamentos inspirassem e contemplassem as mais diversas áreas do conhecimento, dentre elas a Enfermagem.

O projeto de extensão, coordenado pela professora Eline Lima Borges, aborda feridas e estomias. Os pacientes vivenciam, muitas vezes, o fenômeno do sofrimento, o distúrbio da autoimagem e a perda da esperança e da autonomia no autocuidado, que muitas vezes fazem com que internalizem dúvidas e medos.

O trabalho visa promover o diálogo, estimular a autonomia para o autocuidado e renovar as esperanças de pessoas que se perdem em pontos da rede de atenção à saúde devido ao afastamento ocasionado pela pandemia que vivemos.

Para isso, o projeto desenvolve tecnologias educativas no formato de cartilha, com linguagem simples e instrucional e conteúdo realístico, que oferecem conhecimentos e saberes científicos acerca do autocuidado. São esclarecidas dúvidas dos pacientes para ajudá-los a alcançar autonomia e a compreensão acerca de suas particularidades e o contexto no qual estão inseridos, resgatando sua esperança em viver com bem-estar físico, mental e qualidade de vida.

Além da atividade da Laura, outras duas também estão entre as vencedoras. Os autores dos vídeos vão participar virtualmente do evento no dia 16 de junho, a partir das 15.
Estudante: Luisa Couto Gonçalves de Souza – Instituto de Ciências Biológicas – ICB
Atividade: Uso do pequi Caryocar brasiliense como alternativa de renda para a comunidade remanescente do Quilombo de Pontinha – Paraopeba – Minas Gerais
Link do vídeo: https://youtu.be/vM8s7IlMdLo

Estudante: Ian Figueiredo Braga Netto – Instituto de Ciências Exatas – ICEx