Projeto de extensão "Beber Saudável" busca sensibilizar a população sobre os efeitos do consumo abusivo de álcool

Realizar práticas de prevenção ao uso problemático de álcool aos usuários atendidos nos serviços de atenção primária à saúde do município de Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte. Esse é o objetivo do projeto de extensão "Beber Saudável", coordenado pela professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Janaina Soares.

beber saudavelA professora relata que o projeto contribui para o ensino prático da saúde mental na atenção primária à saúde, pois as atividades proporcionam a produção e a aplicação do conhecimento, devido sua interface com ensino, pesquisa e extensão para fortalecer as práticas desses serviços. Além disso, amplia o vínculo universidade - serviço e comunidade, onde as práticas dos graduandos não se restringem apenas ao período de estágios obrigatórios. “Atualmente, devido à pandemia da Covid-19, não estamos realizando atividades presenciais nos Centros de Saúde, utilizamos apenas o Instagram do projeto como espaço destinado a compartilhar conhecimentos, interagir com os seguidores, divulgar informações de qualidade e de fácil entendimento ao público em geral. Já abordamos temas como consumos de bebidas alcoólicas durante a pandemia, o consumo das bebidas relacionado a depressão e ansiedade, entre outros ”, explica Janaina Soares.

Ainda de acordo com informações do projeto, as consequências negativas para a saúde, ocasionadas pelo consumo nocivo de álcool e o impacto na qualidade de vida da população, não se restringem apenas aos aspectos relacionados à saúde, mas também sociais e a presença de usuários que preenchem critérios para o uso de risco e nocivo do álcool nos serviços de saúde brasileiros, inclusive nos serviços Atenção Primária a Saúde (APS). “O que justifica a necessidade de desenvolver práticas de cuidado para prevenção do uso abusivo de álcool nesta população, uma vez que os serviços de APS constituem o primeiro ponto de contato dos indivíduos, famílias e comunidades na maioria dos países, inclusive no Brasil, o que por sua vez, tornam-se importantes espaços para realizar intervenções preventivas frente de uso problemático de álcool, permitindo detectar pessoas com uso de risco/nocivo de álcool, que usualmente não procuram serviços especializados e intervir precocemente ao desenvolvimento de problemas crônicos e de alto custo”, conclui a professora.